Casino vê vendas caírem em 2009
O retalhista francês Casino registou uma quebra de 1,2% nas vendas no final de 2009 face a igual ao ano anterior, totalizando 26,75 mil milhões de euros.
Victor Jorge
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
O retalhista francês Casino registou uma quebra de 1,2% nas vendas no final de 2009 face a igual ao ano anterior, totalizando 26,75 mil milhões de euros. No entanto, a companhia refere que estas vendas foram estáveis numa base orgânica, excluindo os combustíveis, reflectindo a performance “o bom posicionamento do portfólio”, ou seja, “um mix fortemente inclinado para a conveniência e formatos discount, além das lojas de conveniência urbanas, liderança no online nas vendas não alimentares e uma presença internacional focada nos países emergentes”.
Quanto ao último trimestre de 2009, as receitas do retalhista no mercado doméstico desceram 3,3% face a igual período de 2008, adiantando a Casino que a falta de consolidação, principalmente, em dois franchisings da Fanprix-Leader Price, reduziram a facturação em 1,1%. As vendas like-for-like, por sua vez, decresceram 1,2% na Fanprix e na Leader Price, tendo caído 11% no total.
Já as vendas like-for-like da Géant Casino desceram 6%, excluindo combustíveis, durante o último trimestre do passado exercício fiscal, enquanto a cesta básica de compras permaneceu estável (decresceu 0,2%). As vendas alimentares caíram 5,1%.
Segundo o retalhista, a Géant Casino irá continuar a optimizar os investimentos durante 2010 ao reduzir espaços de venda e reposicionando a sua oferta .
A nível internacional, as vendas subiram 13,4% no quarto trimestre de 2009, tendo as alterações introduzidas um impacto positivo de 6,8% na facturação, reflectindo, principalmente, a consolidação da Ponto Frio.
Recorde-se que o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, ordenou recentemente a expropriação das operações da Casino na Venezuela, acusando o retalhista de especulação de preços. Chavez referiu que o seu governo tomaria o controlo da cadeia de hipermercados Exito, detido na maioria pelos franceses da Casino, depois dos juristas terem aprovado legislação que permite a expropriação de negócios que aumentaram preços de forma “ilegal”.