Nova inovação da Apple chama-se iPad
Depois de ter assumido nomes como iTable e iSlate, a Apple quebrou todas as dúvidas e apresentou o iPad.
Victor Jorge
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Depois de ter assumido nomes como iTable e iSlate, a Apple quebrou todas as dúvidas e apresentou o iPad, um dispositivo para navegar na Internet, ler e enviar emails, visualizar fotos, ver vídeos, ouvir música, jogar, ler e-books e muitas outras coisas.
O ecrã Multi-Touch de rápida resposta e alta resolução do iPad permite que os utilizadores interajam fisicamente com aplicações e com outros conteúdos. O iPad tem apenas 1,27 centímetros de largura e pesa somente 680 gramas — mais fino e leve do que qualquer outro laptop ou netbook. O iPad inclui 12 inovadoras aplicações desenhadas especialmente para o iPad e consegue correr praticamente todas as 140 mil aplicações da App Store.
“O iPad é a nossa mais avançada tecnologia num dispositivo mágico e revolucionário a um preço inacreditável”, disse Steve Jobs, CEO da Apple, durante a apresentação do novo produto da empresa da maçã. “O iPad cria e define uma categoria totalmente nova de dispositivos que irá ligar os utilizadores com as suas aplicações e conteúdos de uma forma mais intima, intuitiva e divertida”.
Todas as aplicações funcionam tanto em modo vertical como horizontal, animando automaticamente entre os dois modos à medida que o utilizador roda o iPad em qualquer direcção. O preciso interface Multi-Touch torna a navegação na Web através do iPad numa experiência totalmente nova, drasticamente mais interactiva e intima do que num computador.
O iPad corre praticamente todas as 140 mil aplicações da App Store, incluindo aplicações já compradas para o iPhone ou iPod touch.
A Apple também anunciou a nova aplicação iBooks para iPad, que inclui a nova iBookstore da Apple, a melhor forma para procurar, comprar e ler e-books num dispositivo móvel. A iBookstore irá incluir livros das maiores editoras e editoras independentes.
A Apple também apresentou uma nova versão do iWork para iPad, a primeira suite de produtividade de classe desktop desenhada especificamente para Multi-Touch. Com o Pages, o Keynote e o Numbers é possível criar documentos formatados de uma forma magnífica, apresentações com animações e transições e folhas de cálculo com gráficos, funções e fórmulas. Estas três aplicações vão estar à venda em separado através da App Store a um preço unitário de 9,99 dólares cada.
O ecrã LEDs rectroiluminado de 24,6 centímetros do iPad possui a tecnologia IPS para oferecer imagens nítidas e cores consistentes com ângulos de visualização super alargados de 178 graus. O ecrã Multi-Touch é preciso e tem uma grande resposta, quer esteja a fazer o scrolll por páginas Web ou a jogar. O inteligente teclado virtual, apresentado pela primeira vez no iPhone, tira partido do grande ecrã do iPad para oferecer um teclado com um tamanho praticamente real. O iPad também pode ser ligado à nova iPad Keyboard Dock que possui um teclado tradicional.
O iPad é alimentado pelo A4, o novo system-on-a-chip da próxima geração da Apple. Desenhado pela Apple, o novo chip A4 oferece uma grande autonomia de bateria de até 10 horas.
O iPad estará disponível em duas versões — uma com Wi-Fi e outra com Wi-Fi e 3G. O iPad inclui a mais recente tecnologia 802.11n Wi-Fi e as versões 3G suportam velocidades de até 7.2 Mbps em redes HSDPA.
Cada carcaça do iPad é feita de alumínio altamente reciclável e vem de base com displays LED retroiluminados por que são eficientes a nível energético, não contêm mercúrio e vão feitos com vidro sem arsénico. O iPad não possui retardadores de chamas e não possui PVC.
O iPad estará disponível em todo o Mundo no final de Março a um preço recomendado de 499 dólares (US) para o modelo de 16GB, 599 dólares (US) para o modelo de 32GB e 699 dólares (US) para o modelo de 64GB. Os modelos Wi-Fi + 3G do iPad estarão disponíveis em Abril nos Estados Unidos e em países seleccionados a um preço recomendado de 629 dólares (US) para o modelo 16GB, 729 (US) dólares para o modelo 32GB e 829 dólares (US) para o modelo 64GB.