Portáteis valem 81,8% do mercado de computadores
A HP lidera o mercado nacional de PC com 420,7 mil unidades vendidas em 2009.
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
O mercado nacional de PC (portáteis e desktops) apresentou um crescimento de 11,8% em 2009, apesar da quebra de vendas de 35,9% verificada no último trimestre.
De acordo com o relatório “IDC EMEA PC Tracker 2009”, foram vendidos em Portugal 1.816 milhões de unidades de PC em 2009, contra as 1.624 milhões de unidades em 2008.
Os portáteis continuam a liderar as preferências dos portugueses e representam 81,8% do total do mercado. A venda destes equipamentos atingiu 1.486 milhões de unidades, mais 11,8% do que 2008.
Por sua vez, a venda de desktops observou um crescimento de 11,7%, que se traduziu em 330 mil unidades vendidas.
Foi no mercado de consumo que a venda de portáteis cresceu, 30,7% face a 2008. No sector empresarial registou uma quebra nas vendas de 34,3%.
Os desktops, ao contrário, aumentaram as vendas no mercado empresarial em 31,6% com 241 mil unidades, enquanto no mercado de consumo as vendas decresceram 20,8% ficando nas 89 mil unidades.
Segundo a analista IDC, a HP lidera o mercado nacional de PC com 420,7 mil unidades vendidas. Com uma quota de mercado de 23,2%, a HP cresceu 7,2% em 2009.
A segunda posição do ranking é ocupada pela empresa nacional JP Sá Couto e o terceiro lugar pertence à Toshiba.