15 key brands
Contas trimestrais da Pernod em campo positivo
As contas da Pernod Ricard indicam uma subida de 14% das vendas no terceiro trimestre do ano fiscal. No acumulado do ano, contudo, o grupo caiu 4%. Portugal está entre os mercados com performance positiva nos nove meses do ano.
Victor Jorge
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A Pernod Ricard registou uma evolução de 14% nas receitas no terceiro trimestre do exercício 2009/2010 (terminado a 31 de Março de 2010), face a igual período do ano transacto, totalizando 1,538 mil milhões de euros contra os 1,343 mil milhões de há um ano.
Neste terceiro trimestre do ano fiscal 2009/2010, nenhuma das regiões onde o segundo maior distribuidor de bebidas espirituosas do mundo opera apresentaram decréscimos. O mercado doméstico registou uma evolução de nula, mantendo receitas na ordem dos 128 milhões de euros, enquanto o restante continente europeu evoluiu 7% para 439 milhões de euros, crescimento superior ao verificado nas Américas, onde a Pernod subiu as vendas em 6% para 369 milhões de euros.
O grande destaque vai para a subida das vendas em 31% na Ásia/Resto do Mundo, totalizando, assim, 601 milhões de euros. De resto, a performance desta região fez com que representasse 39% das receitas totais do grupo Pernod Ricard, enquanto a França pesou 8%, a Europa 29% e as Américas 24%.
Contudo, o grupo liderado por Patrick Ricard registou no acumulado do ano um decréscimo de 4% nas receitas, totalizando 5,326 mil milhões de euros contra os 5,557 mil milhões de há uma ano. Neste campo, as performances não foram iguais à do último trimestre, já que todas as regiões caíram em vendas, excluindo a Ásia/Resto do Mundo. França registou uma descida de 1% (525 milhões de euros), enquanto a restante Europa caiu 12% para 1,686 mil milhões de euros e as Américas decresceram 10% para 1,369 mil milhões de euros. Só mesmo a Ásia/Resto do Mundo obteve uma evolução positiva de 10% para 1,746 mil milhões de euros, mantendo-se como a região mais representativa nas contas globais da Pernod com 33% (França 10%, Europa 32%, Américas 26%).
Neste acumulado do exercício de 2009/2010 (período entre 1 de Julho de 2009 e 31 de Março de 2010), as 15 marcas estratégicas da Pernod Ricard aumentaram as vendas em 3%, em valor, mas decresceram 1% em volume.
Entre as 15 marcas mais significativas no portfólio da Pernod Ricard, destaque para Martell (+16% em valor e +9% em volume) e Jameson (+11% em valor e +8% em volume). Também Absolut (+9% em valor e +8% em volume), The Glenlivet (+6% em valor e +5% em volume) e Ricard (+3% em valor e +2% em volume) tiveram performances positivas.
Do lado das evoluções negativas, destaque para o Champagne Perrier Jouet (-11% em valor e -9% em volume), Mumm (-9% em valor e -11% em volume), Ballentine´s (-7% em valor e -6% em volume) e Kahlua (-5% em valor e volume).
Já as 30 marcas locais chave confirmaram a sua resistências, reportando um crescimento de 3% em volume e 4% em valor. Esta performance foi obtida, fundamentalmente, pelo crescimento registado pelas marcas de whisky indianas Royal Stag (+28%), Blender´s Pride (+19%) e Imperial Blue (+30%).
A Pernod Ricard informa ainda que, nos primeiros nove meses de 2009/2010, as 15 marcas estratégicas e as 30 marcas locais chave representaram 58 e 22% das receitas do grupo, respectivamente. Já as marcas premium representaram 70% das vendas, contra 68% no final de Março de 2009.