Russos rendem-se aos encantos da gastronomia e vinhos nacionais
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai repetir em 2011 a acção de promoção de vinhos e produtos alimentares portugueses que acaba de realizar em Moscovo, Rússia.
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai repetir em 2011 a acção de promoção de vinhos e produtos alimentares portugueses que acaba de realizar em Moscovo, Rússia.
Os organizadores da Portugal Market Week na capital russa fazem um balanço “muito positivo” da edição de estreia e foram “incentivados” a repetir a iniciativa em 2011 pelas 29 empresas participantes e compradores locais.
“Os objectivos foram superados e todas as empresas obtiveram retorno desta acção de internacionalização. O mercado profissional russo ficou rendido aos vinhos e à gastronomia portugueses e há vários negócios fechados, o que se vai reflectir, já este ano, no incremento das exportações de bebidas e produtos alimentares portugueses para a Rússia”, adianta Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da AEP e líder da comitiva portuguesa que esteve em Moscovo.
Durante dois dias, num hotel tradicional moscovita, mais de 300 decisores da distribuição e profissionais do “trade” local apreciaram a oferta das 16 empresas nacionais de bebidas e 13 de produtos alimentares do segmento “gourmet”.
Globalmente, e segundo o vice-presidente da AEP, o evento resultou “numa montra representativa da cultura vínica e gastronómica nacional”, com vinhos portugueses de várias regiões, bebidas espirituosas, enchidos, charcutaria, azeite, conservas, queijos, doces e chocolates”.
Ao nível do relacionamento comercial Portugal-Rússia, a iniciativa traduziu-se “num bom número de encomendas”, entre introduções e reforço de contratos anteriormente firmados, e em parcerias entre produtores nacionais e operadores locais da distribuição, que se revelaram “bastante receptivos a produtos de qualidade”, sublinha Paulo Nunes de Almeida.
A primeira Portugal Market Week em Moscovo contou com o apoio da associação interprofissional ViniPortugal e constituiu uma das 31 acções do programa de apoio à internacionalização das empresas portuguesas que a AEP está a levar a cabo até final do ano.
Empresas participantes no Portugal Market Week – Moscovo 2010:
Vinhos:
- SYMINGTON
- ADEGA COOPERATIVA CANTANHEDE
- ENOFORUM
- QUINTA DO ZIMBRO
- MURGANHEIRA
- FALUA
- VALLEGRE
- CARMIM
- CAVES VIDIGAL
- DONA MARIA VINHOS
- PERNOD RICARD PORTUGAL/Macieira
- CAVES MESSIAS
- DÃO SUL
- ALIANÇA VINHOS DE PORTUGAL
- CAMPOLARGO
- JOSÉ MARIA DA FONSECA
Ramo alimentar
- PARANHOCARNES (enchidos)
- GALAPA (enchidos)
- MINHO FUMEIRO (enchidos)
- MENDES GONÇALVES (molhos e condimentos)
- AZEITE GALLO
- QUINTA DE JUGAIS – (mel, compotas, chás)
- PANICONGELADOS – (pastéis de nata, doces e pão)
- SALUDÃES (arroz)
- SANTA CATARINA CONSERVEIRA (atum)
- IMPERIAL (chocolate e amêndoas)
- LACTOVIL (queijos)
- FLOR DE CARDO (queijos)
- VIEIRA DE CASTRO (bolachas, chocolates e amêndoas)