Fly London de Lisboa aposta no RFID
A primeira loja da Fly London em Portugal aposta na interactividade com o consumidor e na optimização logística através do RFID.
Rita Gonçalves
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A primeira loja da Fly London em Portugal, que abriu portas na Avenida da Liberdade, Lisboa, aposta na interactividade com o consumidor e na optimização logística através do RFID (Identificação por Radiofrequência).
A loja que vende calçado, acessórios e vestuário está distribuída por dois pisos nos quais o cliente é convidado a interagir digitalmente com a colecção.
Todos os artigos expostos possuem uma etiqueta RFID UHF (dotadas de chip electrónico) na qual é armazenada a informação sobre o respectivo artigo. As etiquetas RFID UHF são fornecidas e codificadas pela Avery Dennison através do sistema de commissioning. A tecnologia permite não só a interacção com o cliente como optimizar os processos logísticos.
O projecto “com componentes tecnológicos de última geração” foi desenvolvido em parceria pela Creativesystems, pioneira na implementação de soluções RFID , a Surfaceslab e a WOW Systems.
“A optimização logística tira partido da tecnologia RFID nos processos de recepção de mercadoria, inventário e anti-furto. A integração total da logística da loja através do RFID permite o aumento do nível de serviço ao cliente, através de optimização dos processos de reposição, e a optimização dos níveis de stock necessários na loja.
Do ponto de vista de interactividade, a solução permite que um cliente experimente um produto na loja e veja a sua imagem projectada em tempo real num ecrã que o coloca de imediato num cenário interactivo e virtual das ruas de Londres, Tóquio ou Nova Iorque. Para que esta interacção seja possível a loja possui um piso inteligente da Surfaceslab equipado com tecnologia RFID que transmite toda a informação necessária aos meios audiovisuais instalados”, explica a empresa em comunicado.
Esta abordagem tecnológica estende-se ainda ao ecrã colocado no exterior da montra, com a projecção animada da mosca Fly London (logo da marca), que ao interagir com o cliente no exterior apresenta em português e inglês a marca e os produtos disponíveis na loja.
A marca que nasceu em exclusivo para o mercado internacional em 1994 quer implementar a prazo a tecnologia RFID na optimização dos processos no Centro de Distribuição.