Unilever compra Alberto Culver
Depois de ter vendido o negócio de molhos, polpas e extractos de tomate no Brasil por cerca 260 milhões de euros à Cargill, a Unilever foi às compras e adquiriu a Alberto Culver por aproximadamente 2,7 mil milhões de euros.
Victor Jorge
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Dois dias depois de ter anunciado a venda do negócio de molhos, polpas e extractos de tomate no Brasil por aproximadamente 600 milhões reais (cerca 260 milhões de euros), a Unilver anuncia hoje a compra da Alberto Culver por 3,7 mil milhões de dólares (cerca de 2,7 mil milhões de euros).
Paul Polman, CEO da Unilever, admite, em comunicado, “estar satisfeito por comprar a Alberto Culver”, salientando o “excelente trabalho” que as pessoas na companhia norte-americana realizaram ao “construir uma gama impressionante de marcas” como TRESemmé, VO5, Nexxus, St. Ives e Simple”.
O responsável máximo pela companhia anglo-holandesa refere ainda que estas marcas irão “complementar o actual portfolio de marcas icónicas como Dove, Clear, Sunsilk e Vaseline da Unilever, ajudando-nos a consolidar as nossas posições nos mercados de cuidados do cabelo e pele”.
Esta compra torna a Unilever líder mundial nos condicionadores para o cabelo do e o segundo maior fabricante de champôs, reforçando a posição em mercados como EUA, Canadá, Reino Unido, México e Austrália, tudo países que, segundo a companhia anglo-holandesa, serão de extrema importância nos anos futuros.
Polman reforçou ainda o facto de o mercado de cuidados pessoais ser “uma categoria estratégica para o crescimento rápido da Unilever. Há 10 anos, esta categoria representava 20% das nossas receitas. O forte crescimento orgânico fez com que represente, actualmente, mais de 30% das nossas receitas, com forte presença em muitos dos mercados emergentes”.
O responsável máximo da companhia garante ainda que “o crescimento orgânico continua a ser um dos pilares da nossa ambição para duplicar o tamanho da Unilever, enquanto reduzimos o nosso impacto ambiental global. Aquisições ambiciosas, como a Alberto Culver, reforço o crescimento orgânico e adicionam novas marcas fortes ao portfólio existente”.
De referir que as vendas da Alberto Culver somaram 1,6 mil milhões de dólares e um EBITDA de mais de 250 milhões de dólares no período de 12 meses terminado em 30 de Junho de 2010.