Danone critica falta de lineares para promover inovação
Além da concorrência das marcas próprias, as marcas de fabricante têm cada vez menos espaço nos lineares. “Este duplo efeito reflecte-se numa perda de reputação no ponto de venda”, defende o presidente da Danone Espanha.
Rita Gonçalves
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O presidente da Danone Espanha, Javier Robles, alertou para o retrocesso das marcas de fabricantes na concorrência com as marcas brancas.
A venda estimada de produtos de marca antes da crise nas loja de maior volume situavam-se nos 80% e caiu para 50% na actualidade. “Isto supõe que só metade dos principais estabelecimentos referenciam as marcas que mais inovam”.
Além de sofrerem a concorrência das marcas das insígnias de grande consumo, as marcas de fabricante são afectadas por “um progressivo retrocesso de presença nos lineares. Este duplo efeito reflecte-se numa perda de reputação no ponto de venda”, defende o presidente da Danone.
De que serve aos fabricantes inovar se não têm possibilidade de estar presentes nos lineares?, pergunta Robles. “Necessitamos da colaboração do distribuidor para não passar despercebidos”.
Actualmente, “vivemos um paradoxo no qual os nossos melhores clientes são também os nossos principais concorrentes. Gerir isto é difícil e por isso pedimos a atribuição do espaço segundo a quota de mercado de cada operador”.
A Danone detém 40% do mercado de iogurte em volume e 55% em valor.