Belanatur investe 8 milhões para produzir marca própria
Após 14 anos a distribuir marcas brasileiras de cosmética, a Belanatur vai dar início à produção de uma marca própria, em Leiria, para vender na Europa.
Rita Gonçalves
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Delnext oferece o envio de bens essenciais para corporações de bombeiros
Novo Impossible Coffee da Delta chega de São Tomé e Príncipe
Pingo Doce ao lado das corporações de Bombeiros de todo o país
Associações empresariais portuguesas pedem alargamento da implementação do Regulamento Anti Desflorestação
Gallo com nova edição colecionável que homenageia a Portugalidade
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
A Belanatur vai investir 2 milhões de euros para alargar as instalações da Zona Industrial de Leiria e construir a sua primeira fábrica. A especialista em cosméticos vai dar o grande salto no negócio em Portugal com o início de produção própria para vender no mercado nacional e internacional.
Actualmente, a empresa com cerca de 14 anos dedica actividade à importação e distribuição exclusiva de algumas marcas brasileiras de cosméticos na Península Ibérica, França, Itália, Inglaterra e alguns países de língua oficial portuguesa. A que tem mais notoriedade é a marca de verniz Risqué. “Portugal é uma extensão das fábricas do Brasil no mercado europeu. É mais fácil introduzir estes produtos onde há numerosos residentes brasileiros e as questões legais estão facilitadas”, explica em entrevista ao Hipersuper José Figueiras, director comercial da Belanatur.
A ampliação da actual sede da empresa, no centro do País, para a construção da unidade industrial já está em curso. “A fábrica está em licenciamento camarário. O projecto vai ser alvo de um investimento de 2 milhões de euros para dar início à produção de uma marca própria de cosméticos capilares adaptados ao mercado europeu. A fábrica vai produzir inicialmente cerca de 1.000 unidades por dia”, explica a directora financeira, Célia Clemente.
Mas o objectivo é ter operacional uma outra fábrica, construída de raiz a poucos quilómetros de distância da sede, e produzir 4.000 mil unidades por dia. Com 10 mil metros quadrados, o investimento nesta unidade industrial está avaliado em 6 milhões de euros. “Ainda não há entrada do projecto em câmara porque o PDM (Plano Director Municipal) tem de ser alterado mas esperamos que esta unidade esteja operacional daqui a dois, três anos”. O objectivo é reunir toda a produção na nova fábrica e ganhar espaço para armazenagem. A capacidade de armazenamento vai crescer de 2.600 para 4.100 metros quadrados quando estes dois investimentos, que vão permitir aumentar o número de trabalhadores da Belanatur de 36 para 120, se concretizarem.
Marketing na loja
Além da marca de verniz Risqué, a Belanatur é a distribuidora oficial das marcas Lilás, Gota Dourada e Casca de Cavalo, entre outras. Há cerca de 14 anos que trabalha o mercado tradicional: as lojas de cosméticas, as perfumarias e drogarias, as ervanárias e os profissionais. Actualmente, detém cerca de 1.500 clientes neste canal de distribuição que vale 90% do volume de negócios.
Para fazer face ao abrandamento do crescimento no mercado tradicional, a empresa iniciou há cerca de um ano uma incursão pela moderna distribuição. Entrou no Intermarché, insígnia que aposta na negociação directa sem intervenção de central de compras, e em algumas cadeias regionais. “Já conquistámos cerca de 100 lojas num ano. A nossa mais-valia é o serviço. Fazemos acções promocionais no ponto de venda, com ilhas, expositores feitos à medida de cada loja e material de merchandising. Desenvolvemos, por exemplo, um expositor para a Risqué, com capacidade para 24 referências, para colocar junto da caixa de saída e reforçar a compra por impulso”.
O objectivo é conquistar mais cadeias de distribuição e pôr este canal de grande consumo a valer cerca de 40% do negócio da Belanatur em 2011. “Estamos a negociar com algumas centrais de compras porque há insígnias, como o Pingo Doce, onde não é possível negociar directamente com a loja”.
A equipa comercial está em reestruturação porque cada loja na moderna distribuição precisa de “atendimento personalizado. E estamos a apostar em representantes/revendedores que distribuam a nossa marca junto dos profissionais”.
A Belanatur facturou 4 milhões de euros em 2009 e estima crescer 20% este ano.