5 passos para a competitividade, segundo o presidente do Comité da Confederação Europeia das Indústrias Alimentar e Bebidas
Os 5 passos para a competitividade, segundo a intervenção de Goncálvez-Aléman, presidente do Comité “Relações Internacionais” da CIAA (Confederação das Indústrias Alimentar e de Bebidas da União Europeia)
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Os 5 passos para a competitividade, segundo a intervenção de Goncálvez-Aléman, presidente do Comité “Relações Internacionais” da CIAA (Confederação das Indústrias Alimentar e de Bebidas da União Europeia) e secretário-geral da FIAB (Federação Espanhola das Indústrias de Alimentação e Bebidas), por ocasião da conferência da FIPA dedicada à Competitividade que teve lugar recentemente em Lisboa.
Equilibrar a cadeia agro-alimentar
O mais forte tem tendência para fazer valer o poder. As consequências deste desequilíbrio afecta os industriais e o consumidor. É preciso aplicar as mesmas regras à distribuição que se aplicam aos restantes competidores. É lógico que um competidor estabeleça os seus preços e os dos outros? É preciso definir o que são práticas abusivas e estabelecer um procedimento confidencial que permita às empresas denunciar práticas abusivas sem sofrer represálias
Criar política comum
O código de conduta não serve para nada. Precisamos de políticas comuns e coerentes. Não faz sentido que cada País estabeleça regras próprias nos OGM (Organismos Geneticamente Modificados), por exemplo
Melhorar relação entre alimentos e saúde
Não há alimentos maus. É preciso informar e educar os consumidores tendo em conta que este trabalho não se faz em pouco tempo e muito menos nos curtos ciclos eleitorais
Reforçar dimensão das empresas
A dimensão das empresas é um problema europeu. É preciso aumentar a dimensão das empresas através de joint ventures nas mais diversas áreas: logística, comercial, internacionalização, entre outras
Aumentar produção
A manutenção dos apoios (PAC) à produção não é um caminho viável. Em 2015, segundo estimativas da FAO, temos produzir 50% mais para fazer face às necessidades mundiais