Colgate compra marca de cuidados pessoais da Unilever por 672 milhões
Depois de ter adquirido o negócio à Sara Lee, a Unilever vendeu a Sanex à Colgate-Palmolive por 672 milhões de euros, ficando com a operação de detergentes para roupas da companhia anglo-holandesa na Colômbia.
Victor Jorge
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O grupo Colgate-Palmolive chegou a um acordo para comprar a marca de produtos de cuidado pessoal Sanex à Unilever por 940 milhões de dólares (cerca de 672 milhões de euros).
Em contrapartida, a Unilever ficará com as marcas de detergentes para roupas da Colgate na Colômbia – nomeadamente a Fab, a Lavomatic e a Vel – por 215 milhões de dólares (cerca de 152 milhões de euros).
A Colgate anunciou esta operação cruzada salientando, em comunicado, que a sua estratégia passa por “concentrar-se no ramo de higiene pessoal, assim como no segmento de alimentos para animais de estimação, que permitem maiores margens de lucros do que outras áreas comerciais”.
“Sanex é uma marca de cuidado pessoal de grande variedade de preços, com um posicionamento diferenciado no âmbito da saúde da pele e com uma forte quota de mercado na Europa”, assinalou a companhia americana sobre o negócio agora adquirido, que obtém metade das receitas através de cremes corporais e desodorizantes.
O presidente da Colgate Ian Cook, explicou que ambas as transacções “são coerentes” com a estratégia do grupo em “reduzir a importância dos negócios menos fundamentais” na sua carteira de produtos.
Esta operação também permite a Unilever enquadrar-se com os requerimentos da Comissão Europeia, que em Novembro passado exigiu que a companhia vendesse o negócio da Sanex como condição para adquirir a empresa americana Sara Lee, titular da marca à época.