P&G vende Pringles à Diamond Foods
A Procter&Gamble, alienou um dos seus ex-libris: as batatas Pringles. O negócio, cujo valor ronda os 1,7 mil milhões de euros, permite à compradora – Diamond Foods – triplicar o seu negócio na categoria de snacks.
Victor Jorge
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A Procter&Gamble (P&G) anunciou hoje [Quinta-feira] o acordo com a Diamond Foods para a venda do negócio da marca Pringles por 2,35 mil milhões de dólares (cerca de 1,652 mil milhões de euros), tornando a empresa compradora o segundo maior player global na categoria de snacks.
Num comunicado conjunto, Michael J. Mendes, chairman e presidente da Diamond Foods”, refere que “a Pringles é uma marca icónica com um valor de biliões de dólares e com infra-estruturas ao nível da produção e cadeia de abastecimento a nível global. O nosso plano passa por cimentar o valor da marca estabelecido por Pringles em mais de 140 países. Esta estratégia combinada irá criar um líder independente e global na indústria dos snacks, com foco nos produtos de qualidade e inovadores. Esta combinação não só é imediatamente assertiva, como criará uma plataforma que acreditamos permitir-nos-á construir valor para os accionistas nos próximos anos”.
A marca de batatas fritas Pringles é a maior marca na categoria, com vendas em mais de 140 países e com unidades de produção nos EUA, Europa e Ásia. Com 45 anos, a marca distingue-se não só pelos produtos, como pela embalagem única no mercado, bem como pelos investimentos avultados em publicidade.
A Pringles junta-se, assim, às marcas Diamond California, Emerald, Pop Secret e Kettle Brand que geram um volume de negócios próximos dos 2,4 mil milhões de dólares anuais.
A combinação das marcas já existentes no Diamond Foods com a Pringles triplica o snack business da companhia norte-americana, tendo esta traçado como objectivos aumentar vendas no mercado doméstico, crescer em quota de mercado, bem como incrementar a diversidade geográfica da Diamond Foods, passando as vendas internacionais a vale cerca de 49% do total da companhia.