Amanhã no Hipersuper: Marcas de Fabricante dominam café
Amanhã no Hipersuper: Seminário APED, previsões para os FMCG em 2011, TEDx 2011, ADN da Distribuição, Oliveira da Serra, análise Kantar Worldpanel (iogurtes), mercado de café e chás e Água de Luso.
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Victor Jorge
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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a análise feita aos mercados do café e chás. Se no primeiro, as Marcas de Fabricante (MDF) dominam o mercado, no segundo caso são as marcas próprias da distribuição o grande motor de crescimento da categoria em Portugal
No “Retalho”, marcámos presença no seminário organizado pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), durante a Alimentaria&Horexpo, no qual a entidade pretendeu combater “cinco mitos” acerca das marcas próprias. Segundo o presidente da APED, Luís Reis, “as MDD estão presentes em todos os lares, competem lado a lado com as MDF e já não são segunda opção”. Os dados da Nielsen corroboram esta afirmação, concluindo António Almeida, director-geral da consultora, que 95% dos consumidores nacionais afirmam continuar a comprar marcas próprias.
Durante a realização da Alimentaria&Horexpo, a Kantar Worldpanel “atreveu-se” a traçar uma previsão para o ano 2011. Sendo certo que os números se aproximam dos de 2008, também é certo que a crise ainda não acabou. Não conhecendo as medidas que vão ser aplicadas com a entrada do FEEF e FMI, a consultora aponta, no entanto, para uma evolução da quota das MDD, estimando que ultrapasse os 37%.
Ainda no “Retalho”, viajámos até ao Porto para o TEDx 2011. A Casa da Música foi palco para empresários, filósofos, pensadores, CEO, escritores e revolucionários apresentarem as suas visões e projectos para “mudar” o Mundo.
Nesta edição publicamos o 1.º Gene do ADN da Distribuição, colaboração que o Hipersuper iniciou no mês passado com José António Rousseau e que analisará mensalmente um código genético da Distribuição.
Na “Produção”; entrevistámos Duarte Roquette, sub-director de Marketing para Portugal de Oliveira da Serra, marca que atenta ao actual contexto de crise, compreendeu os consumidores e respondeu com uma opção mais LEVE. Certo é que na opinião de Duarte Roquette, “esta nova embalagem permite conquistar mais consumidores”.
Ainda na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado de iogurtes. Com o preço médio a registar uma quebra de 5,5% face a 2009, a categoria desvalorizou 3,4%, em valor, mas cresceu 2,2%, em volume.
Nas “Bebidas”, entrevistámos Raúl Simão, gestor de Marketing da Unidade de Negócio das Águas da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), a propósito da nova imagem e visão de Água de Luso.
O único artigo de opinião desta edição pertence a Pedro Fernandes (Edigma): “O futuro do marketing”.
No “Profissionalmente Pessoal”, o convidado é Nuno Ferreira Pires, director de Marketing da Dyrup Ibéria.
Boas leituras!