Lactalis oferece 3,4 mil milhões pelo restante capital da Parmalat
A concretizar-se, será um dos mega-negócios do ano e transformará a Lactalis no líder mundial do mercado de lácteos. O valor ronda os 3,4 mil milhões de euros por 71% da companhia italiana.
Victor Jorge
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Depois de ter reforçado para 29% o capital no grupo Parmalat, através da compra de 15% de três fundos investimento estrangeiros na empresa italiana, a Lactalis lançou recentemente uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) no valor de 3,4 mil milhões de euros para compra do restante capital (71%) da maior empresa de lacticínios italiana e uma das marcas de consumo mais conhecidas deste país.
Com um preço de 2,60 euros por acção, a Lactalis explica a sua decisão com a “alteração do quadro regulamentar”, que ocorreu na sequência da aquisição dos 29% da Parmalat, em Março último, altura em que o governo italiano adoptou medidas para tentar impedir a aquisição do grupo italiano.
Caso esta operação se concretize, a Lactalis posicionar-se-á como líder mundial do sector de lacticínios, com resultados próximos dos 14 mil milhões de euros anuais.
Em comunicado, a companhia que detém marcas como President e uma joint-venture com a Nestlé na Longa Vida, refere que “a Lactalis irá avaliar a possibilidade de fundir na Parmalat o negócio do leite, incluindo as operações francesas e espanhola”.
A notícia da oferta por parte da Lactalis para a compra da Parmalat surgiu horas depois da reunião entre o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, tendo o responsável italiano referido, no final da reunião, que o seu governo não iria necessariamente bloquear a Lactalis. Na conferência de imprensa, Berlusconi não considerou a oferta da Lactalis “hostil”, admitindo a existência de um ““desejo comum” dos dois países para “conseguirem criar grandes grupos internacionais, que podem fazer frente à concorrência global”.
Os analistas consideram que a Parmalat pode ter um papel estratégico para a Lactalis para crescimento no negócio dos queijos e expansão para mercados como o Canadá, África do Sul e Austrália, países onde a presença da companhia francesa é reduzida.