Estações de serviço facturam 7,1 mil milhões, mais 12,9%
A facturação agregada das estações de serviço em Portugal cresceu 12,9% em 2010, para 7.120 milhões de euros
Rita Gonçalves
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Impulsionada pela tendência da subida dos preços, a facturação agregada das estações de serviço em Portugal cresceu 12,9% em 2010, alcançando 7.120 milhões de euros.
As vendas de combustíveis somaram 93% do total, situando-se perto dos 6,6 mil milhões de euros, segundo o Estudo Sectorial da DBK sobre estações de serviço em Portugal, mais 0,5% face a 2010.
“As estações de serviço mantêm-se como o principal canal de distribuição de gasolina e gasóleo rodoviário e comercializaram 84% do total do volume do negócios em 2010: 97% de gasolina e 81% de gasóleo”.
Com o preço do petróleo a aumentar e a consequente subida dos preços dos combustíveis, quer a gasolina sem chumbo 95 quer o diesel aumentaram cerca de 15 cêntimos/ litro.
A subida muito acentuada dos preços impulsionou a facturação dos postos de abastecimento que se situou em 7,1 mil milhões de euros, mais 12,9% do que em 2009.
Deste valor, 93% provêm da venda de combustíveis e os restantes 7% correspondem a vendas nas lojas de conveniência, restaurantes e outros serviços.
Estudo prevê quebra de 2% em 2011
Para 2011, o estudo prevê uma evolução desfavorável das vendas de combustíveis em Portugal: uma quebra de cerca de 2% do volume total. No entanto, “o diesel aumentará a quota de venda, fruto da maioria do parque automóvel ser movido a gasóleo”.
O número de postos de abastecimento a operar em Portugal manteve a tendência descendente dos últimos anos, situando-se em 2010 nos 2.520. A diminuição do número de estações afectou tanto a rede das grandes companhias petrolíferas como os distribuidores independentes. A excepção são as grandes cadeias de distribuição alimentar, cuja rede aumentou significativamente.
Lisboa e Porto são os distritos com maior número de postos de abastecimento: cerca de 15% pertencem a empresários individuais; Aveiro, Braga, e Leiria reúnem, cada um, cerca de 7 a 8%.
O sector apresenta uma concentração muito forte da oferta, com as duas maiores empresas do sector a representarem cerca 48% do total de vendas, em 2010. Se forem tidas em consideração as 5 maiores empresas, a sua quota conjunta é de 73%.