General Mills fecha negócio Yoplait por 810 milhões
Os norte-americanos da General Mills concluíram o negócio para a compra de 51% da Yoplait, anunciado em Março último. O valor da operação ronda os 810 milhões de euros.
Victor Jorge
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A General Mills fechou recentemente a compra definitiva de 51% da Yoplait por 810 milhões de euros, permitindo, assim à companhia norte-americana controlar os destinos da empresa francesa.
Segundo o acordo com os actuais proprietários da Yoplait, a private equity PAI Partners e a cooperativa francesa Sodiaal, a General Mills, além dos 51% que adquire na Yoplait, comprará também 50% da entidade que detém os direitos mundiais da marca Yoplait.
A Sodiaal, fundadora da Yoplait, ficará com parte em ambas os grupos, sendo que o negócio será gerido por um conselho supervisor com representação da cooperativa francesa e da General Mills.
Num comunicado conjunto, Chris O’Leary, COO para os negócios internacionais da General Mills, e o presidente internacional da Sodiaal, Gérard Budin, destacaram que o objectivo da companhia passa por fazer crescer o negócio Yoplait internacionalmente. “Vemos oportunidade tremendas em trabalhar juntos de modo a tornar-nos uma grande força competitiva no desenvolvimento dos mercados globais de iogurte”.
De referir que a General Mills anunciou, em Março, que tinha entrado em negociações exclusivas para a compra de parte da Yoplait. De resto, foi uma das sete companhias que demonstraram interesse na aquisição da Yoplait quando a PAI Partners admitiu vender a sua parte na companhia.