Portugueses dados à experimentação de novos vinhos
Segundo o barómetro GfKTrack.Wine, novo projecto da GfK Metris para monitorizar o sector do vinho em Portugal, os portugueses revelaram apetência para experimentar novos vinhos. Certo é que o tinto continua no topo das preferências.
Victor Jorge
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
O barómetro GfKTrack.Wine, novo projecto da GfK Metris para monitorizar o sector do vinho em Portugal, concluiu que mais de metade da população nacional assume-se como consumidora de vinho, sendo que 87% revelaram-se consumidores de tinto, confessando ainda que gostam de experimentar novas marcas e produtos.
A entrada de novos produtos e novas marcas, bem como o relançamento de marcas históricas, tem provocado uma especialização notável e uma crescente atenção de gestores e enólogos ao marketing mix das suas marcas, aponta o barómetro GfKTrack.Wine que vem responder às recentes evoluções do sector vitivinícola, uma indústria crescente em Portugal.
Este estudo revela tendências e preferências, e aponta o vinho tinto como sendo o mais consumido. Além disso, 44% dos consumidores de vinho tinto, na sua maioria do sexo masculino, assumem consumi-lo todos ou quase todos os dias. Já o rosé é apreciado por 16% dos consumidores.
Outra conclusão prende-se com a apetência dos portugueses para as novidades. O GfKTrack.Wine destaca as razões que conduzem à experimentação de um vinho novo ou diferente: “os consumidores procuram sabores mais agradáveis ou vinhos mais macios e suaves ou até, novas regiões de produção”.
Os locais indicados para estas novas experiências variam: o vinho tinto, em casa e durante o dia, enquanto que a escolha de um novo vinho branco acontece geralmente em dias festivos.
Através do GfKTrack.Wine sabe-se ainda que o Alentejo tem os vinhos tintos mais populares, preferidos por 62% dos inquiridos, sendo também a região de eleição para os vinhos brancos para 46% dos apreciadores.
A região vitivinícola do Minho destaca-se como sendo a mais apreciada para consumo de vinhos verdes, preferida por 59% dos inquiridos.