Unilever adquire primeiro certificado para óleo de soja sustentável do mercado
A Unilever acaba de dar um importante passo no sentido de cumprir o objectivo de, até 2020, usar unicamente matérias-primas agrícolas de origem sustentável através da aquisição dos primeiros certificados disponíveis para óleo de soja sustentável.
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A Unilever acaba de dar um importante passo no sentido de cumprir o objectivo de, até 2020, usar unicamente matérias-primas agrícolas de origem sustentável através da aquisição dos primeiros certificados disponíveis para óleo de soja sustentável. Tal acontece devido à recente introdução do sistema de certificação da Round Table on Responsible Soy (RTRS), da qual a Unilever é um dos membros fundadores.
Pier Luigi Sigismondi, responsável pela cadeia de fornecimento da Unilever, explica que “a certificação é um primeiro passo essencial para o cultivo sustentável de soja e que a provisão de soja cultivada de forma sustentável vai ajudar a Unilever a cumprir os compromissos ambientais assumidos no seu Sustainable Living Plan. Dessa forma, este primeiro lote tem uma importância acrescida tanto para a RTRS como para a Unilever”.
“Mudar as práticas agrícolas a uma escala mundial não se consegue de forma instantânea, mas é possível iniciar um processo de mudança mediante um trabalho de estreita colaboração entre toda a cadeia de abastecimento – fornecedores, agricultores, ONG’s e outras empresas”, defende.
A Unilever Brasil comprou certificados que cobrem 5.000 toneladas de óleo de soja sustentável – principalmente para uso nas regiões da América do Sul e do Norte e, especificamente, em margarinas e molhos. A empresa pretende incentivar os agricultores a alterarem as suas práticas agrícolas de acordo com os critérios da RTRS, sendo que neste momento apenas uma empresa recebeu a certificação. De salientar que a produção mundial de óleo de soja é de cerca de 40 milhões de toneladas e a Unilever compra cerca de 1% desse total.
O abastecimento sustentável é uma parte importante do Unilever Sustainable Living Plan (USLP), plano que define três metas a atingir até 2020: reduzir para metade o impacto ambiental dos seus produtos; ajudar mais de mil milhões de pessoas a actuar para melhorar a sua saúde e bem-estar; e utilizar apenas matérias-primas agrícolas de origem sustentável
No que respeita à soja, a Unilever prevê que, até 2014, todas as sementes de soja utilizadas pela empresa serão de origem sustentável e até 2020 todos os óleos de soja.
Ao mesmo tempo que fica um pouco mais perto das metas definidas no USLP, a Unilever torna a consulta deste relatório mais dinâmica e apelativa, fazendo apoiar o documento numa ferramenta inovadora que permite visualizar os dados financeiros, ambientais e sociais da empresa na forma de gráficos interactivos (http://www.unilever.com/sustainability/charts/).
Este é o primeiro ano que a companhia disponibiliza estes quadros interactivos, os quais facilitam a apresentação e leitura de dados e informações bastante complexas sobre sustentabilidade.
“Temos assistido a um aumento notável no número de visitantes que acedem aos dados de sustentabilidade, principalmente no que respeita à área de redução de impactos ambientais”, observa Helen Keep, SRI Engagement Manager da Unilever. “Esses novos gráficos ajudam-nos a comunicar a nossa eco-eficiência e desempenho de segurança de dados muito mais facilmente do que antes”.