Smartphones e tablets afectam venda de computadores
O mercado de PC em Portugal registou uma quebra homóloga de 21,2% no segundo trimestre do ano, segundo o relatório IDC EMEA PC Tracker
Rita Gonçalves
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O mercado de PC em Portugal registou uma quebra homóloga de 21,2% no segundo trimestre do ano, segundo o relatório IDC EMEA PC Tracker.
Foram vendidos em Portugal 216 mil portáteis e computadores de secretária, menos 58,2 mil que em igual período de 2010.
“Portugal tornou a sofrer uma quebra na venda de PC à semelhança do primeiro trimestre pela desaceleração da procura do mercado de consumo e do mercado empresarial, tendência que se deverá manter para os seis últimos meses de 2011”, explica Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal.
“A crise económica, principalmente, e a procura crescente por dispositivos alternativos, como smartphones ou media tablets, estão a ter um impacto negativo no mercado de PC. Em função do contexto económico e das medidas de restrição orçamental, mesmo o regresso às aulas e o Natal não serão suficientes para devolver a vitalidade a este mercado”.
A venda de portáteis continua a representar a maior fatia do mercado de PCs (83%) mas registou uma quebra de 19,2%, com 179,3 mil unidades vendidas. Os computadores desktop, com apenas 36,7 mil unidades vendidas, apresentaram uma quebra de 29,9% face ao mesmo trimestre do ano transacto.
O mercado de consumo, apesar da quebra de 20,7%, continua a ser o grande dinamizador das vendas de PC em Portugal, com a absorção de 152,2 mil unidades. No mercado empresarial as vendas de PC desceram 22,4%, ficando nas 63, 8 mil unidades.
De acordo com o ranking Top 10 Vendors da IDC, a Hewlett-Packard (HP), lidera o mercado de PC no segundo trimestre com 47,1 mil unidades vendidas. Com uma quota de mercado de 21,8%, a HP sofreu uma quebra nas vendas de 14,3% relativamente ao mesmo período do ano anterior.
A contrariar a tendência de quebra deste ranking, destaca-se o crescimento da JP Sá Couto, da Samsung e da Lenovo. A ocupar a terceira posição, a empresa nacional JP Sá Couto aumentou as vendas em 74,4%, o que correspondeu a 41,1 mil unidades vendidas. A Samsung cresceu 170,8% e ocupa a quinta posição com 15,1 mil unidades vendidas. A Lenovo, na décima posição com 1,8 mil unidades vendidas, cresceu 5,8%.