Carrefour com prejuízo de 249 milhões no semestre
O líder do retalho europeu registou prejuízos no final do primeiro semestre de 2011, apesar de ter registado um crescimento nas receitas. Cada vez, os responsáveis do Carrefour olham para os emergentes como os mercados capazes de trazer retorno.
Victor Jorge
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O maior retalhista europeu e segundo player mundial registou, no final do primeiro semestre de 2011, um prejuízo de 249 milhões de euros face a igual período de 2010, período em que os lucros ascendiam a 97 milhões de euros.
Quanto às receitas, o grupo francês informa que registaram uma subida de 2,3%, passando de 38,7 para 39,6 mil milhões de euros, apesar dos valores referentes ao EBITDA terem caído 9,5%para 1,679 mil milhões de euros.
Também o lucro operacional da companhia apresentou uma descida de 22% no período, chegando aos 772 milhões de euros no primeiro semestre face aos 989 milhões de euros registados no mesmo período do ano anterior.
Lars Oloffson, chairman e CEO do Carrefour, refere, em comunicado, que “neste primeiro semestre a companhia conseguiu aumentar as suas vendas, impulsionadas pelos mercados emergentes”, considerando, no entanto, que “os resultados globais não foram satisfatórios”, apontando com uma das principais razões a performance no mercado doméstico.
Face a esta realidade, o Carrefour revela um novo plano para “reconstruir” a estratégia. Assim, a companhia irá implementar um novo plano com uma nova equipa executiva que irá definir uma nova estratégia comercial em França e um plano de acção para impulsionar a competitividade. Já nos países do Sul da Europa, o comunicado emitido pelo Carrefour refere que a companhia irá adaptar-se a novas conjunturas, além de restringir novos investimentos.
As prioridades estratégicas passam, também, por manter o plano de transformação, além de um maior foco nos mercados em crescimento, reforçando a liderança em mercados emergentes, especialmente, na América Latina e China; desenvolver o plano para o “Carrefour Planet” e equilibrar a marca Carrefour.
De referir que, por regiões de actuação, o Carrefour obteve uma subida de 1,6% nas vendas no mercado francês (totalizando 17 mil milhões de euros), mas onde o resultado operacional decresceu 40%. Já na restante Europa, o retalhista gaulês viu as vendas caírem 3,9% para 11,5 mil milhões de euros, enquanto na América Latina os números indicam um crescimento de 12,9% para 7,3 mil milhões de euros, performance acompanhada pelas vendas na Ásia (+7,7%) que totalizaram 3,7 mil milhões de euros.