Hoje no Hipersuper: a cápsula que concorre com a Nespresso
Na edição de hoje: Brown, o novo player compatível com as cápsulas Nespresso, Laboratório “C”, Clube de Produtores da Sonae, ADN da Distribuição, Scantrends Nielsen, GALLO, análises GfK (electrónica) e Kantar Worldpanel (colas).
Hipersuper
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper, a primeira pós-férias. Nesta edição, destaque para a entrevista a Óscar Galvão, director-geral da Brown. Não se tratam das primeiras cápsulas compatíveis com o sistema da gigante Nespresso a entrar no mercado, mas a disponibilização destas na distribuição moderna fazem a fatia de mercado desejada pela Brown ser considerável (entre 10 e 20%).
Os planos da Brown para o futuro próximo incluem o lançamento de cápsula de chá, também compatíveis com o sistema Nespresso, e de uma máquina própria.
No imediato, os objectivos apontam para a venda de 10 milhões de cápsulas até ao final de 2011. A exportação é outra das apostas, existindo já contactos e vendas contratualizadas.
Na secção de “Retalho”, trazemos as conclusões da mais recente investigação do Laboratório “C” (uma parceria entre a Return on Ideas, IPSOS-APEME e a Augusto Mateus & Associados). Os portugueses estão a despertar para a mudança. A nova realidade económica e social exige do consumidor “não apenas mais ponderação no consumo e mais contas, mas a mudança profunda de atitudes e estilos de vida”, conclui Rui Dias Alves, CEO da Return on Ideas.
Também no “Retalho”, entrevistámos a Presidente do Clube de Produtores da Sonae (CPS), Eunice Silva, que destacou o papel que o clube tem vindo a ter na competitividade e desenvolvimento da produção em Portugal. Para a responsável, o CPS “tem trabalhado em prol do sector agrícola nacional”.
Para além do 4.º Gene do “ADN da Distribuição” – Logística – trazido por José António Rousseau, a Nielsen mostra que o início do Verão trouxe uma ligeira quebra nas vendas dos Bens de Grande Consumo (BGC). Além disso, a consultora traça um panorama do que foi o primeiro semestre no retalho em Portugal, concluindo que Continente e Pingo Doce reforçaram as respectivas posições, sendo que é a insígnia da Sonae que mais fideliza os seus clientes.
Na “Produção”, para além da entrevista a Óscar Galvão da Brown, estivemos presentes na apresentação da nova garrafa da GALLO. Num investimento de 5 milhões de euros, a companhia aponta objectivos para se tornar na 3.ª maior marca de azeites do Mundo já em 2013.
A GfK traça, por sua vez, o cenário da realidade da electrónica de consumo, concluindo que os primeiros seis meses de 2011 foram bastante negativos para a larga maioria dos segmentos. Com o sector a registar uma quebra generalizada de 15% face a 2010, o único “sobrevivente” são os auscultadores.
Nas “Bebidas”, a Kantar Worldpanel analise o mercado de “Colas”. A cair desde o início de 2010, a categoria, onde as Marcas de Fabricante [ainda] são líderes, começa a ressuscitar, destacando-se as ofertas sem cafeína que cresceram exponencialmente.
Nas opiniões, temos as participações de Pedro Barbosa (EGP-University of Porto Business School) que escreve sobre “O consumo neste Natal”; João Picoito (GS1 Portugal), “O futuro é móvel”; e João Pinto Gaspar (CVR Tejo), “O Verão, o vinho, a temperatura e a dieta alimentar”.