Amanhã no Hipersuper: Entrevista ao Presidente da Comissão Executiva da Makro, Hugo De Geest
Nesta edição: entrevista Makro, Scantrend Nielsen, Observador Cetelem, ADN da Distribuição, análise Kantar Worldpanel (Natas), Firmo, Paletes e contentores.
Hipersuper
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Nesta edição do Jornal Hipersuper destaque para a entrevista ao Presidente da Comissão Executiva da Makro Portugal, Hugo De Geest, na qual revelou um pouco da nova estratégia do negócio cash&carry do grupo Metro no nosso País.
A comemorar o 22.º aniversário, a Makro Portugal aproveitou a Convenção Anual, realizada em meados de Setembro, para anunciar que deixará de “vender o que compra” para ““comprar o que vende”. Esta simples máxima é, segundo Hugo De Geest, que está há cinco meses à frente dos destinos da Makro Portugal, muito importante para definir o que é a nova Makro.
Na entrevista, De Geest fala da relação com clientes e fornecedores, investimentos, marcas próprias e mesmo da ajuda aos produtores portugueses para, através da rede internacional da Makro, exportarem os seus produtos. Uma visão do que “é e será a Makro Portugal e o seu modelo cash&carry”.
Também no “Retalho”, trazemos o mais recente Scantrend da Nielsen que indica uma quebra na facturação nos Bens de Grande Consumo na Quadrissemana 32 (18 de Julho a 14 de Agosto).
Nesta edição publicamos, igualmente, o 5.º Gene do ADN da Distribuição, dedicado aos Recursos Humanos. Para fechar o “Retalho”, trazemos as principais conclusões do mais recente Observador Cetelem que dá conta que experimentar o produto na loja antes de comprar parece ser a prática comum para os portugueses. Segundo o estudo, a grande maioria dos inquiridos (90%) admitiu privilegiar a experimentação dos produtos, bem como a possibilidade de poder tocá-los.
Na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado das “Natas”, revelando que a categoria teve um desempenho em sentido contrário ao da macro-categoria a que pertence (lácteos), destacando-se de forma positiva, situando-se entre as 20 categorias que mais cresceram em valor, no total do mercado FMCG.
Ainda na “Produção”, fomos conhecer melhor a Firmo, empresa que regressou às mãos da família que a viu nascer. Os “novos” responsáveis da empresa traçaram um plano de crescimento ambicioso: comprar distribuidoras para consolidar a presença no mercado no nosso País e internacionalizar o negócio para o Brasil.
Na “Logística”, analisamos o mercado de “Paletes e Contentores”. Os operadores destes mercados estão a conseguir trocar as voltas à recessão no consumo. Apostar na exportação, crescer à boleia da Distribuição Moderna e diferenciar a oferta, são as estratégias para crescer em tempos de crise.
Nas opiniões, os artigos publicamos na edição pertencem a Pedro Barbosa (EGP-University of Porto Business School) que escreve sobre “Transparência”; Iván Baquero (Checkpoint Systems) sobre o tema “Retalhistas procuram soluções anti-furto inteligentes com prestações para além da segurança”; Alexandra Sequeira de Carvalho (Deloite) “Criar valor através das pessoas: Estratégias e soluções”; e João Picoito (GS1 Portugal), “Quantas etiquetas são necessárias para movimentar uma palete?”.