Livros e dinheiro entre os presentes mais desejados pelos portugueses
Se nos adultos os presentes mais oferecidos são os livros e nos desejados os perfumes e a cosmética, a preferência dos portugueses para este Natal para oferecer às crianças são os brinquedos com uma forte componente educacional.
Victor Jorge
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De acordo com o Xmas Survey da Deloitte, livros (57%), dinheiro (57%), viagens (47%) e roupa/sapatos (46%) estão entre os presentes mais desejados pelos consumidores portugueses para o Natal 2011. Entre os produtos menos desejados aparecem os bilhetes para cinema, teatro ou concerto (30%) e os cheques/vouchers de oferta (29%).
Os resultados referentes a Portugal da 14.ª edição do estudo anual da Deloitte que analisa as intenções de compra dos consumidores europeus para a época do Natal e Passagem de Ano não são muito diferentes dos encontrados para os restantes países europeus, sendo que a maioria ainda prefere a literatura ao dinheiro.
Já quando inquiridos sobre os presentes que irão comprar para família e amigos, as respostas dadas pelos consumidores portugueses aponta a cosmética e perfumes como os artigos mais escolhidos (55%), seguidos dos chocolates (45%) e roupa/sapatos (40%).
Também aqui, os consumidores europeus ouvidos pela Deloitte convergem com a opção portuguesa, sendo os franceses os únicos que preferem oferecer chocolates.
Já, para as crianças com idades inferiores a 12 anos, a opção é clara e unânime por toda a Europa: brinquedos com uma forte componente educacional. Em Portugal 73% dos inquiridos indica este tipo de brinquedos ou jogos de tabuleiro e puzzles como a opção mais apetecível, enquanto na Europa esta escolha é preferida de 64% dos consumidores.
“Muitos pais sentem que ao encorajar o conhecimento estão a dotar os seus filhos de ferramentas para fazer face a um futuro incerto”, salienta a Deloitte.
Finalmente, para os adolescentes (com idades entre os 12 e 18 anos), os jogos de vídeo, dinheiro e livros, são os presentes mais oferecidos na maioria dos países, aparecendo em Portugal o ranking liderado pelos jogos de vídeo (23%), seguidos dos livros (20%) e CD’s (13%).