Portugal entre os destinos para mais apetecíveis para os retalhistas
Apesar da crise perspectivada para o(s) próximo(s) ano(s), Portugal aparece entre em boa posição no ranking das cidades mais apetecíveis para o mercado retalhista, em 2012.
Victor Jorge
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Segundo o novo estudo da CBRE, “How active are retailers in EMEA?”, Portugal sobe quatro posições, relativamente a 2011, no ranking das cidades mais apetecíveis para o mercado retalhista, ocupando agora a 13.ª posição.
Num ranking que analisa 35 países da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e que é liderado por Itália, Alemanha, Rússia e Espanha, os retalhistas internacionais mantêm os planos de expansão em grande escala para 2012 e 75% prevê aumentar a capacidade do comércio online.
Portugal, que surge na 13.ª posição, foi indicado por 22% dos retalhistas como o destino para expansão do retalho. Apesar de Portugal ser um mercado de menor dimensão, face a outros mercados europeus, todos os anos se registam entradas de novos operadores no país, o que demonstra uma clara apetência por este mercado.
Carlos Récio, director de agência de Retail da CBRE, refere que este estudo vem trazer “algum optimismo ao nosso mercado, já que subimos quatro posições no ranking de destinos mais apetecíveis. Esta subida não deixa de ser um dado muito interessante, neste momento em que vivemos uma crise na Zona Euro.”
A nível global, praticamente três quartos dos retalhistas internacionais (71%) têm prevista a abertura de mais de cinco lojas na região EMEA, até ao fim de 2012, com 20% dos retalhistas a projectar a abertura de 40 ou mais lojas, comparativamente com os 18% registados em 2011.
O estudo anual da CBRE revela ainda que, para 2012, os retalhistas têm interesse num vasto conjunto de países, tanto em mercados consolidados como em mercados emergentes, mostrando-se muito concentrados na abertura de lojas em países onde já estejam presentes, adoptando uma estratégia similar à de 2011.
Pela primeira vez, a Itália assume a liderança enquanto destino mais procurado para expansão no sector de retail, subindo da oitava posição que ocupava no ranking do ano passado. Os lugares seguintes estão reservados para a Alemanha, Rússia, Espanha e França, formando o top 5 dos principais destinos para o sector de retalho em 2012, com mais de 30% dos retalhistas interessados em cada um destes países.
O estudo aponta ainda que, apesar dos retalhistas se terem concentrado nos mercados da Alemanha, Reino Unido, França e Espanha, muitos procuram agora novas oportunidades, surgindo o Médio Oriente, mais concretamente os mercados da Arábia Saudita, Kuwait e Catar com um aumento significativo de interesse, por comparação ao ano transacto, com 15% dos retalhistas em análise interessados em expandir os seus negócios para estes destinos.
Níveis de riqueza elevados, economias mais sólidas do que as da Europa e relativa escassez de marcas internacionais formam uma combinação atractiva para retalhistas que pretendam fazer crescer os seus negócios.
O estudo da CBRE conclui, também, que o comércio online continua a ser uma prioridade na agenda dos retalhistas revelando que 43% dos retalhistas tem planos para aumentar significativamente o número de produtos disponíveis online, em 2012, e 28% planeia aumentar significativamente a cobertura geográfica da sua capacidade de transacção. Alguns retalhistas estão mesmo a instalar plataformas online em novos países, para testar o mercado antes de se comprometerem com a abertura de lojas físicas.