Procter&Gamble pretende eliminar PVC das embalagens
O objectivo é proteger o ambiente, bem como transmitir uma mensagem claramente de preocupação com a natureza. A norte-americana Procter&Gamble (P&G) prepara-se para eliminar o PVC de todas as suas embalagens.
Victor Jorge
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Segundo avança a imprensa especializada em embalagens norte-americana, a Procter&Gamble (P&G) prepara-se para eliminar o PVC de todas as suas embalagens.
Este processo já foi, aliás, iniciado nos anos 90 do século passado, representando o PVC actualmente menos de 1,5% nas embalagens da P&G.
A companhia norte-americana – detentora de marcas como Head & Shoulders, Pantene, Oral-B, Ariel, Tide ou Gillette – virou-se para o PET por causa da facilidade na reciclagem, além do PVC ter vindo a constituir cada vez mais uma fonte de controvérsia no que diz respeito à incineração e compatibilidade com a reciclagem de plásticos.
“É um desafio encontrar alternativas tecnicamente eficazes e acessíveis para o PVC para algumas aplicações”, disse uma porta-voz da P&G. “No entanto, em parceria com os nossos fornecedores de embalagens, temos superado muitos destes obstáculos”.
Parte da estratégia de sustentabilidade ambiental a longo prazo da companhia norte-americana prazo inclui o uso de 100% de materiais renováveis ou reciclados para todos os produtos e embalagens, com os resíduos de fabrico a irem para aterros sanitários.
“A P&G considerará DPET, bem como outras variantes de PET, na avaliação de opções de embalagem que atraiam os consumidores, protejam o produto em toda a cadeia de distribuição, equilibrando as necessidades de sustentabilidade e meio ambiente”, disse a porta-voz da companhia.