E-commerce cresce 25% na MRW em 2011
“As implicações para as lojas físicas não são animadoras, a não ser que adoptem novas medidas de merchandising e promoções”, sublinha Jorge Reis, director comercial da MRW
Rita Gonçalves
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Uma vez testado o conforto de uma compra online, a experiência facilmente se repetirá, sublinha Jorge Reis, director comercial da MRW, para evidenciar o crescimento do comércio electrónico e a maior predisposição dos consumidores para comprar neste canal.
“Os consumidores querem uma experiência de compra o mais parecida possível com a transacção online, que é rápida, confortável, incisiva e à distância de um clique, a partir do sofá ou da secretária”.
O e-commerce é muito atractivo também para os empresários. “Ter um negócio disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano, oferecer descontos especiais nos produtos devido à baixa de custos com despesas com recursos humanos, espaço físico, com as respectivas despesas que isso implica (aluguer de espaço, pessoas, luz, água, entre outros), facilidade no acesso a novos mercados e clientes, com reduzido esforço financeiro, conhecimento constante do perfil de clientes, hábitos e regularidade de consumos e rapidez na divulgação de novos produtos ou promoções”, são algumas das vantagens deste canal.
A empresa que conta com o Corte Inglés, a LUSH (cosméticos feitos à mão) e a Fotosport Digital Imaging no portefólio, prevê um futuro pouco risonho para as lojas físicas. “Segundo um estudo da Forrester Research, o comércio online deverá crescer a uma média de 10% ao ano, passando de 81 mil milhões de euros, em 2010, para 134 mil milhões, em 2015, isto à medida que os consumidores passam mais tempo na Internet. As implicações para as lojas físicas não são animadoras, a não ser que adoptem novas medidas de merchandising e promoções que compensem a ‘viagem’ ao espaço físico comercial. Estas têm de ser muito mais criativas e empreendedoras, estabelecendo iniciativas multi-canal, por exemplo, para poderem fazer frente ao comércio online”.
2012 será um ano de grandes desafios. “Conseguimos actualmente recolher e entregar um produto no mesmo dia com o Serviço Urgente Hoje. Este ano, vamos continuar a fazer mudanças nos serviços nacionais, que diminuirão o tempo de trânsito dos envios, e lançar serviços específicos para nichos de mercado. A nível internacional, ampliámos o serviço Ecobox25 a mais 11 países”.
Em 2011, a área de e-commerce cresceu 25% face ao ano anterior. Até 2014, a empresa estima que o negócio cresça ao ritmo do mercado, a uma taxa anual média de 10%. A MRW opera em Portugal há 16 anos, onde conta com 50 franchisados, quatro lojas próprias e 250 viaturas.