On The Go Shop da Renova estreia-se em Lisboa
À semelhança do que a Tesco fez na Coreia do Sul, a portuguesa Renova decidiu abrir um novo canal de venda para o shopper. Trata-se de uma loja virtual – On The Go – e o segredo está nos QR Codes. Basta ter um smartphone e começar a comprar.
Victor Jorge
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A Renova iniciou uma nova forma de comercialização dos seus produtos, com a implementação de uma loja virtual – On The Go Shop – que permite aos utilizadores da rede de metro a encomenda de produtos exclusivos da marca à distância de um clique. A compra pode ser efectuada de forma simples, a partir da leitura com o smartphone de um código QR (acrónimo do inglês Quick Response) disponível junto de cada produto impresso num gigantesco painel colorido, simulando as prateleiras de um supermercado.
Esta ideia inovadora estreou-se em Portugal no dia 4 de Fevereiro, na estação da Trindade (Porto), alargando-se ao metropolitano de Lisboa, na estação do Marquês de Pombal, a partir da próxima Quarta-feira, dia 15 de Fevereiro.
Através da leitura do QR Code é possível passar a receber comodamente em casa, papel higiénico ou rolos de cozinha encomendado no compasso de espera diário no metro – na ida para o emprego ou regresso a casa.
As entregas são efectuadas em 48 horas após a compra, sem custo de envio para Portugal Continental, a partir de uma compra mínima.
Para quem não possui telemóvel com acesso à internet, a Renova divulga no espaço o sitio internet onde os produtos da loja virtual podem ser adquiridos: www.renova.pt/shop
O exemplo da Tesco
A Tesco com a sua “loja” na Coreia do Sul é um dos exemplos mais destacados na utilização de QR Codes. Querendo expandir o seu negócio no país, o retalhista britânico deparou-se com o problema da população sul-coreana trabalhar muitas horas e não ter disponibilidade para ir às compras (segundo um estudo da Tesco, os coreanos são os segundos que mais trabalham no mundo).
Assim, em vez de levar o consumidor à loja, levou a loja ao consumidor e colocou painéis digitais semelhantes aos lineares de uma loja nas estações de metro com a mesma oferta de produtos das suas lojas Home Plus. Junto do produto, encontra-se um QR-Code, precisando o consumidor somente de fazer o scan ao código com o seu telemóvel enquanto espera pelo metro para horas mais tarde ver chegar as compras a casa.