Lucros do grupo que detém FNAC aumentam
O grupo PPR cresceu em 2011 face ao ano anterior de 2010. As divisões de luxo e desporto foram as que contribuíram para os resultados positivos, enquanto a FNAC viu as receitas caíram.
Victor Jorge
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O grupo francês PPR, proprietário da Gucci e FNAC, registou, em 2011, lucros líquidos de 986,3 milhões de euros, equivalendo a uma subida de 2,3% face ao exercício anterior de 2010.
Em comunicado, o grupo de distribuição e artigos de luxo, refere que o lucro atribuído às operações correntes, que exclui o impacto de elementos atípicos, atingiu os 999 milhões de euros, mais 40,8% que em 2010, enquanto o volume de negócios totalizou 12,227 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 11% face a período homólogo.
“Dentro da actual conjuntura económica difícil, os resultados apresentados pela PPR em 2011 continuam a impulsionar a nossa performance para 2012”, salienta François-Henri Pinault, presidente e director-geral do grupo, em comunicado.
O responsável máximo pelo grupo admite ainda que “em 2012, a PPR terá outro ano de crescimento sustentado das receitas e de melhorias ao nível dos resultados operacionais e financeiros”.
Em termos de receitas, a divisão de luxo, com marcas como Gucci, Bottega Veneta ou Yves Saint Laurent, continua a ser a que mais facturação obtém (4,917 mil milhões de euros), registando um crescimento superior a 22% face a 2010. Também a divisão de desporto e lifestyle, onde se inclui a marca Puma, cresceu (16%), atingindo os 3,1 mil milhões de euros de receitas, enquanto a FNAC teve um comportamento negativo (-3,2%) no exercício de 2011 face ao ano anterior, facturando 4,164 mil milhões de euros.