Kraft e Nestlé com mercado de chocolates israelita debaixo de olho
Com os mercados tradicionais (EUA e Europa) em queda, as empresas procuram novas oportunidades. Kraft e Nestlé voltam-se para Israel.
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Victor Jorge
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A Kraft Foods e a Nestlé estão de olho no mercado israelita de chocolates, noticiando a agência Reuters que este país tem vindo a registar uma procura maior por chocolates, além de oferecer uma porta de entrada para o Médio Oriente.
Com a fraca procura em mercados tradicionais como os EUA e a Europa, os fabricantes de chocolate estão analisar novos mercados e consumidores. Embora Israel represente apenas 1,5% da procura global, o mercado de chocolates deve crescer entre 5 e 10% este ano, em valor, indicando o Leatherhead Food Research que, nos últimos anos, o crescimento foi de quase 40%.
No passado mês, a Nestlé aumentou sua participação na fabricante de alimentar israelita Osem Investments de 4,99 para 58,76%, enquanto a Kraft Foods Israel, por sua vez, informou que ampliou sua linha de produtos no país em 2011, principalmente, através da marca Milka, pretendendo aumentar os negócios no país.
O aumento no consumo de chocolate, feito predominantemente de cacau, dá-se num momento de alta na procura por outras soft commodities. “Há uma forte relação entre o aumento do PIB e o consumo de produtos relacionados ao cacau”, disse Keith Flury, analista de soft commodities do Rabobank à Reuters, salientando ainda que “as empresas vêem um país em crescimento como Israel e querem vender bens de consumo como cereais e gelado, que aumentam a procura por cacau”.