Planeamento dos gastos é prioridade máxima para o consumidor
Mais do que comprar produtos mais baratos, o planeamento mais cuidado dos gastos é a grande prioridade do consumidor na gestão do orçamento familiar
Rita Gonçalves
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Cerca de 70% dos consumidores revela que o planeamento mais cuidado dos gastos é a sua prioridade máxima na gestão do orçamento familiar.
Entre opções como comprar produtos mais baratos e renegociar os contratos relacionados com o lar, entre outras medidas, os consumidores elegem o planeamento dos gastos como a prioridade máxima no futuro. “Os consumidores estão mais agarrados à matemática do que nunca e usam folhas de cálculo de excel para priorizar os gastos”, explica Clara Cardoso, do “C Lab”.
2012 é o ano do grande ajustamento, sublinhou a responsável no seminário “Futuras Tendências no Mercado de Produtos de Grande Consumo”, promovido pela Centromarca. “Um estudo feito há cerca de um mês revela que os consumidores declaram uma perda massiva de rendimentos. Cerca de 30% diz que está a ser muito impactado. E 90% assume que está a perder qualidade de vida”.