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As marcas mais valiosas são?
Entre as 10 marcas mais valiosas do mundo, nove são norte-americanas. A única a intrometer-se neste ranking é a chinesa China Mobile.
Victor Jorge
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O mais recente BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands, realizado pela Millward Brown, dá conta de que cerca de metade das marcas que compõem este ranking viram o seu valor decrescer em 2012 face às nove do ranking referente a 2011.
Esta análise reflecte, segundo a consultora, as “forças globais políticas e económicas que tiveram impacto sobre as marcas no ano passado”, indicando, igualmente, que foi a performance financeira e não a marca o factor mais crítico e determinante para 35 das 49 marcas que registaram uma descida.
Uma em cada cinco das 100 marcas do BrandZ Top 100 2012 vem de económicas em crescimento, mas o valor total dessas mesmas marcas caiu ligeiramente, pela primeira vez, para os 330,8 mil milhões de dólares, devido ao abrandamento dos negócios em países como o Brasil e China.
As variações do valor das marcas do ranking BrandZ foram dispersas pelas 13 categorias analisadas, sendo que em seis registaram descidas, igual número para as subidas, mantendo-se a categoria financeira estável.
Outros factores com impacto no valor da marca incluem o abrandamento dos BRIC, a crise da dívida na Europa, incerteza política nos EUA e uma erosão do factor confiança.
Apesar desta contexto difícil, a performance forte de muitas marcas em diversas categorias apontam para a importância da marca e uma apreciação estável do valor da marca, registando-se que, entre 2006 e 2012, o valor total do BrandZ Top 100 cresceu 66%.
TOP 10 – América do Norte
1 – Apple (+19%)
2 – IBM (+15%)
3 – Google (-3%)
4 – McDonald’s (+17%)
5 – Microsoft (-2%)
6 – Coca-Cola (+1%)
7 – Marlboro (+9%)
8 – AT&T (-1%)
9 – Verizon (+15%)
10 – GE (-9%)
TOP 10 – Europa
1 – Deutsche Telekom (-10%)
2 – Louis Vuitton (+7%)
3 – SAP (-1%)
4 – BMW (+10%)
5 – Hermès (+61%)
6 – Movistar (-37%)
7 – Mercedes-Benz (+5%)
8 – Orange (-13%)
9 – L’Oreal (-12%)
10 – H&M (+4%)
TOP – Ásia
1 – China Mobile (-18%)
2 – ICBC (-7%)
3 – China Construction Bank (-4%)
4 – Baidu (+8%)
5 – Toyota (-10%)
6 – Tencent/QQ (+19%)
7 – Agricultural Bank of China (+6%)
8 – NTT DoCoMo (+3%)
9 – China Life (-25%)
10 – Samsung (16%)
Top 8 América Latina
1 – Petrobras (-21%)
2 – Telcel (-27%)
3 – Falabella (n.d.)
4 – Corona (-6%)
5 – Skol (+3%)
6 – Sodimac (n.d.)
7 – Natura (-28%)
8 – Brahma (+18%)
O mix de categorias em cada uma das regiões afectou as variações do valor da marca, sendo possível verificar que na América do Norte, são as marcas tecnológicas e de telecomunicações a dominar o ranking. Apesar do clima económico difícil vivido na Europa, metade das marcas no ranking regional melhoraram o seu valor, verificando-se, igualmente, que metade das marcas inserem-se na categoria luxo e bens de consumo.