Metro vende operação cash&carry britânica
O quarto maior grupo retalhista mundial não está satisfeito com a performance de algumas da suas operações cash&carry. Agora é no Reino Unido que a Metro venda o negócio cash%carry.
Hipersuper
CONFAGRI saúda adiamento do Regulamento Anti Desflorestação
Mercadona abriu em Évora
Lidl reforça meta de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050
Patente da portuguesa Nolita permite eliminar açúcares e adoçantes adicionados
María José Sánchez: “Portugal é um mercado chave para a Fruit Attraction”
IACA doa 30 toneladas de ração a produtores afetados pelos incêndios
Região dos Vinhos de Lisboa dá a provar 100 vinhos de 50 produtores no festival gastronómico Heróis do Mar
Gonçalo Santos Andrade: “Vamos fazer história!”
ACIBEV assinala campanha Vitævino com vídeos a destacar a importância do setor
Freeport Lisboa Fashion Outlet apoia Refood e acolhe novo centro logístico
O grossista britânico Booker vai comprar o negócio cash&carry do grupo Metro no Reino Unido, num negócio que avalia a operação dos alemães em 139,7 milhões de libras (cerca de 175 milhões de euros) e pelo qual a Metro ficará com até 10% das acções da Booker, pagando os britânicos um valor suplementar de 15,8 milhões de libras.
As duas companhias também ajustaram a formação de um “acordo de parceria estratégico” para “facilitar a partilha de competências”.
A venda, que ficará sujeita a aprovação dos accionistas da Booker, significará a saída da Metro de um mercado que se tornou altamente competitivo e concorrencial para o quarto maior retalhista mundial.
De resto, os rumores de que o grupo Metro estaria interessado em alienar a operação no Reino Unido já tem algum tempo, tendo, inclusivamente, substituído quatro directores seniores da Makro UK em Junho do ano passado por consultores para amenizar diferenças quanto à estratégia a seguir.
A Booker refere, aliás, que estava a tentar tornar-se no “grossista líder no Reino Unido para fornecedores, retalhistas e pequenas e médias empresas”. Em nota de imprensa, a Booker refere que irá adquirir 30 locais de venda que servem mais de um milhões de clientes, na sua maioria PME, que irá “complementar” o seu foco nos clientes de catering e retalho.
Charles Wilson, CEO da Booker, refere que “através do trabalho conjunto, a Booker e Makro UK irão melhorar oferta, preços e serviços para retalhistas, fornecedores e PME em todo o Reino Unido. Em conjunto, iremos disponibilizar uma vasta gama de produtos alimentares e não alimentares aos nossos clientes profissionais através da Internet, serviço de entrega e cash&carry”.
Do lado alemão, Olaf Koch, CEO da Metro, salienta que a Booker “é o comprador ideal para o negócio desafiante no Reino Unido”, operação essa que registou “performances insatisfatórias”.