Bebidas não alcoólicas caem 4,8% em 2011
As vendas de bebidas não alcoólicas caíram 4,8% em 2011 para 890 milhões de euros, segundo o Estudo Sectorial DBK
Rita Gonçalves
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As vendas de bebidas não alcoólicas caíram 4,8% em 2011 para 890 milhões de euros, segundo o Estudo Sectorial DBK.
“A contracção da despesa familiar originou quebras no sector das bebidas não alcoólicas. Não obstante a crise, a aposta na exportação apresenta já os seus frutos, com Angola como destino principal”, revela o estudo.
O volume total de consumo foi de 2.080 milhões de litros, menos 6,6% que em 2010. A tendência de quebra deverá manter-se em 2011.
Água lidera vendas
A água engarrafada é o principal segmento de actividade, com vendas de 1.170 milhões de litros, cerca de 56% do total, seguida das bebidas refrigerantes (824 milhões de litros) e dos sumos de fruta (110 milhões).
Apesar de o balanço comercial do sector apresentar um saldo deficitário de 74 milhões de euros em 2011, as exportações registaram um crescimento de 24%, com especial dinâmica para Angola.
3.000 empregos
No sector operam cerca de 60 empresas, com um volume de emprego à volta de 3.000 trabalhadores. Apesar disso, a actividade sectorial concentra-se na sua maioria num reduzido número de empresas. A título de exemplo, mais de 80% dos trabalhadores no mercado de água engarrafada pertence a uma dezena de fabricantes.
Do ponto de vista geográfico, a actividade de engarrafamento de água realiza-se maioritariamente na zona Norte de Portugal, na qual se localizam cerca de 40% das empresas. As zonas Centro e Lisboa destacam-se como centros de produção de outras bebidas não alcoólicas, concentrando mais de 70% dos fabricantes de bebidas refrigerantes e sumos.