Cyrille Auguste, Director de Marketing Danone Portugal
Director de marketing da Danone explica sucesso do iogurte Grego
Apesar de os iogurtes serem uma das categorias mais penalizadas pelo consumidor e as marcas de fabricante estarem a perder quota de mercado, o segmento de iogurtes grego está a crescer. O director de marketing da Danone explica porquê.
Rita Gonçalves
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Entrevista a Cyrille Auguste, director de marketing da Danone Portugal
Apesar de os iogurtes serem uma das categorias mais penalizadas actualmente pelo consumidor e as marcas de fabricante estarem a perder quota de mercado, o segmento de iogurtes grego está a crescer há dois anos consecutivos e aumentou a penetração nos lares nacionais em 21,9% no primeiro semestre do ano, segundo dados do Painel de Lares da Kantar Wordpanel. A Danone contribuiu em grande força para esta performance.
Qual a estratégia do Grego Danone que lhe permite alcançar estes resultados?
O Grego da Danone é para muitos o melhor e mais cremoso iogurte do mundo. A autêntica experiência de prazer que a receita original da Grécia proporciona é verdadeiramente única, não sendo surpresa o facto de Grego ter sido eleito pelos consumidores portugueses o Produto do Ano 2012 na categoria de iogurtes.
O sucesso do Grego deve-se também às inovações que temos vindo a fazer nos últimos dois anos. Só em 2012, já lançámos o Laranja-Limão-Tangerina e o Amora Preta, dois sabores que vêm enriquecer ainda mais a experiência de prazer que os consumidores tanto apreciam.
Como justificam este crescimento sustentado com o facto de os lácteos, e os iogurtes em particular, estarem a ser fortemente prejudicados pela recessão no consumo?
A Danone Portugal tem a preocupação de acompanhar as necessidades das famílias portuguesas, cujo foco neste momento passa em grande medida pela poupança. Neste sentido, lançámos em Março deste ano o Plano Poupança Danone, cujos formatos familiares permitem às famílias portuguesas poupar nos iogurtes e continuar a desfrutar da sua qualidade.
Reformulámos, ainda, a linha de iogurtes sólidos sem pedaços com um preço mais competitivo, permitindo ao consumidor aceder a um formato de 6 iogurtes, por €1,99, em produtos de valor acrescentado como Activia e Corpos Danone.
Finalmente, há que salientar a qualidade que os consumidores reconhecem nos nossos iogurtes, tal como é o caso de Grego. A diferenciação e o valor acrescentado que as nossas marcas oferecem são elementos sempre muito valorizados pelo consumidor, mesmo em alturas mais difíceis.
Esta é a prova de que a inovação e o valor acrescentado são a melhor forma de as marcas de fabricante fazerem frente ao crescimento das marcas da distribuição?
Sem dúvida. A inovação e o valor acrescentado são mais-valias importantes dos nossos produtos e que são reconhecidas pelo consumidor. Os produtos distinguem-se no mercado devido à importância estratégica que a inovação e a qualidade têm para a nossa marca. A Fábrica da Danone Portugal ocupa um espaço de referência, em Castelo Branco, sendo considerada a sexta melhor fábrica a nível mundial, entre as 49 fábricas do Grupo no mundo inteiro.
Qual é a vossa leitura sobre o facto de mesmo com menos dinheiro na carteira e a fazer um ajustamento no consumo, o consumidor arranje sempre forma de comprar um “mimo”?
Actualmente, há uma maior prioritização das necessidades efectivas da família. A preocupação com o bem-estar e saúde dos vários membros da família fazem parte do topo das prioridades familiares. Desta forma, a alimentação e a importância dos alimentos que ingerimos diariamente é, para muitas famílias e o consumidor em geral, um investimento essencial para a saúde e o bem-estar.
Como surgiu a ideia para o novo Grego Amora Preta?
O novo Grego Amora Preta foi desenvolvido pela equipa portuguesa de Research & Development (R&D) da fábrica da Danone Portugal, em Castelo Branco. O mesmo já tinha acontecido com o outro lançamento da marca este ano, o sabor Laranja-Limão-Tangerina, também desenvolvido em Castelo Branco. O nosso portefólio fica assim mais completo, ao incluir vários sabores que enriquecem toda a experiência de Grego de forma única. Para além do novo Amora Preta e do Laranja-Limão-Tangerina, temos ainda o Morango, Pêssego, Natural (sem açúcar) e Natural Açucarado.
Quem é o público-alvo da marca?
Os consumidores da marca são sobretudo pessoas que gostam de desfrutar de momentos de prazer ao longo do dia. São pessoas que têm dias preenchidos e que precisam desses momentos de pausa e de introspecção para se sentirem mais felizes. Essas pessoas escolhem produtos que lhes proporcionam uma experiência de consumo mais requintada e como o Grego.
Que balanço faz da performance da marca desde de que surgiu em Portugal até hoje?
Desde o seu lançamento em Portugal que a marca tem vindo a crescer de forma sustentável. As vendas têm duplicado todos os anos. De facto, tem sido a marca que mais tem contribuído para o crescimento deste sub-segmento e é a marca que é responsável por cada vez mais pessoas consumirem iogurtes do tipo grego. Como resultado, as vendas têm duplicado todos os anos.
Quais os objectivos definidos pela marca para o mercado nacional?
Queremos continuar a enriquecer a experiência do consumidor com novos sabores, mantendo-nos sempre fiéis à receita original da Grécia e o prazer único que proporciona.