Smartphones representam 42% das vendas de telemóveis
Um total de 1,08 milhões telemóveis foram comercializados no segundo trimestre de 2012, menos 21% face ao mesmo período de 2011
Rita Gonçalves
Reserva Vinhas Velhas da Casa das Gaeiras premiado no Concurso Vinhos de Lisboa
AICEP lança manuais de e-commerce para apoiar empresas
Sonasol renova parceria com a Associação Just a Change
Go Chill lança novo sabor de bebida
Carlsberg com nova campanha
Vinho da Póvoa de Lanhoso premiado em concursos internacionais
Brother Iberia atinge recorde histórico com 87,5 milhões de euros de volume de negócios
Fenalac defende simplificação e mais transparência nas medidas do PEPAC
Edenred planta mais de 1500 árvores com ação no Rock in Rio Lisboa
Activia lança novo Kefir de sabor a Manga
Um total de 1,08 milhões de unidades de telemóveis foram comercializados no segundo trimestre de 2012, menos 21% face ao mesmo período do ano passado, revela o estudo “IDC European Mobile Phone Tracker”.
Por mês foram vendidos menos 96 mil telefones por mês, “a maior queda registada em períodos homólogos”.
Durante o trimestre, foram comercializados 623 mil unidades de telefones tradicionais, menos 37%, e 457 mil smartphones, mais 37% face ao período homólogo. O segmento dos smartphones representou 42% das vendas totais do trimestre.
“O segundo trimestre continuou a ser afectado pela forte contracção da procura em virtude da deterioração da economia portuguesa. Apesar da queda verificada, que afectou a maioria dos fabricantes, a quota de mercado da Samsung continua a crescer no segmento dos smartphones. A gama de produtos Galaxy continua a ser um caso de sucesso em toda a Europa, ao qual os consumidores portugueses não têm sido indiferentes”, afirma Francisco Jerónimo, Responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.
Verifica-se também que, à semelhança do que aconteceu na Europa, os rumores de lançamento de vários modelos dos principais fabricantes, previstos para o terceiro trimestre, têm contribuído para que muitos consumidores adiem a intenção de compra de smartphones. Uma tendência que afectou principalmente a alta gama do mercado.
Samsung lidera mercado
Em Portugal, a quota de mercado da Samsung continua a crescer, sobretudo devido ao desempenho da gama de produtos Android. “O fabricante coreano tem conseguido dominar a alta gama, na qual só encontra concorrência por parte do iPhone da Apple. Contudo, são os produtos de média gama que registam as maiores vendas. O domínio do sistema operativo Android é também uma das características a destacar no período analisado. As vendas totais do sistema operativo alcançaram 338 mil unidades, ou seja, 74% das vendas totais de smartphones em Portugal, o que corresponde a um crescimento de 37% face ao período homólogo”.