Marcas de retalho entre as 10 mais relevantes
As 10 marcas mais relevantes para os consumidores, segundo o estudo “Meaningful Brands” da Havas Media
Rita Gonçalves
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Apenas 28% das marcas portuguesas são relevantes para os consumidores. Ou seja, 72% das marcas poderiam desaparecer que a maioria dos consumidores não iria sentir a sua falta, conclui o estudo “Meaningful Brands”, realizado pela primeira vez em Portugal pela Havas Media.
Segundo o mesmo estudo, as dez marcas melhor cotadas pelos portugueses, por ordem alfabética, são: Compal, Continente, Danone, Delta, Google, Microsoft, Mimosa, Nestlé, Nívea e Pingo Doce.
“As marcas relevantes são as que fazem diferença na vida das pessoas, comunidades, sociedade e gerações futuras. Têm um impacto positivo e tangível, em termos humanos, em vez de simplesmente diferenciarem os produtos de modo superficial. Esta primeira análise parece apontar para a necessidade de as marcas reavaliarem a relação que têm com os consumidores, que querem muito mais do que simples promessas ou histórias. Até porque as marcas que melhor gerem esta relação e que têm maior relevância são aquelas que dominam o mercado”, avisa Rui Almeida, Director de Research da Havas Media Portugal.
O Estudo Meaningful Brands da Havas Media relaciona, pela primeira vez, o valor percebido das marcas com o seu contributo para o bem-estar individual e colectivo, e explora o papel de transformação que as marcas podem assumir na sociedade. Trata-se de um projecto realizado em 2011 em 14 países (Espanha, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, EUA, Índia, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, China e Japão), incluindo mais de 300 marcas analisadas e 50.000 consumidores entrevistados. Em 2012, Portugal foi o 15º país a ser incluído no estudo.