Austeridade afunda confiança dos consumidores
O clima económico e a confiança dos consumidores em Portugal tiveram uma quebra acentuada em Setembro
Rita Gonçalves
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O clima económico e a confiança dos consumidores em Portugal tiveram uma quebra acentuada em Setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) caiu para -51,4 pontos. Depois de ter atingido um mínimo histórico em Janeiro (-57,1 pontos), a confiança dos consumidores vinha a melhorar sucessivamente todos os meses, mas voltou a cair em Setembro, mês em que o Governo anunciou novas medidas de austeridade para cumprir objectivos orçamentais.
“Os consumidores nunca estiveram tão pessimistas quando à sua capacidade de poupar nos próximos doze meses”, conclui o INE.
Clima económico
O indicador de clima económico, por sua vez, calculado através de inquéritos às empresas registou um valor de -4,2, interrompendo também uma melhoria que se prolongava desde Fevereiro.
Também o indicador de confiança dos serviços se afundou para mínimos históricos em Setembro, com a confiança dos empresários do sector a cair para -33,8 pontos.
*Com Lusa