Viborel revela estratégia para relançar Capri-Sonne em Portugal
A Viborel relançou os sumos Capri-Sonne em Portugal. Hugo Pereira, responsável de Marketing, explica em entrevista exclusiva ao Hipersuper quais os objectivos para a marca
Rita Gonçalves
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A Viborel fechou em Agosto um acordo para distribuir os sumos Capri-Sonne em Portugal. Hugo Pereira, responsável do departamento de Marketing da Viborel, explica em entrevista exclusiva ao Hipersuper quais os objectivos para a marca
Como está a correr o relançamento desta marca em Portugal?
Ainda estamos numa fase muito inicial, que avaliamos de forma muito positiva. Os canais que já comercializavam a marca já o estão a fazer sob a nossa gestão, e há novos canais já conquistados que estão a responder de forma muito positiva às abordagens entretanto desenvolvidas.
O que vai trazer a marca de novo ao mercado nacional?
A marca está presente no mercado nacional há já muitos anos. O que vamos procurar fazer é realçar as características que a distinguem das demais, ou seja, o facto de não ter na sua composição produtos artificiais, ser ergonómica, conservar a temperatura por mais tempo e ser uma bebida muito divertida para todos os que gostam de sumos diluídos (crianças, jovens e adultos).
Qual a estratégia delineada para a marca?
Alargar a distribuição numérica e estar mais perto do consumidor-alvo. E inovar, também, em termos de packaging.
Como define o público-alvo?
Diversificado, mas maioritariamente infantil.
Quais as referências que lançaram em Portugal?
De momento, estamos a trabalhar com as já existentes no mercado. Há planos para duas novas referências em 2013, sendo uma destinada especificamente às crianças de sexo feminino.
Qual a penetração da marca? Quais os objectivos nesta matéria?
A marca está essencialmente presente nas grandes superfícies, em escolas e mercearias. Pretendemos alargar às cadeias “discount” e alargar presença no canal on trade.
Qual a facturação estimada até ao final de 2013?
O ano de 2012 foi um ano de transição, estando previsto recuperar vendas para os volumes realizados em 2011.
Que balanço faz do sector de sumos em Portugal? A recessão que se faz sentir em Portugal tem afectado esta categoria?
Sim, tem sido uma categoria também afectada pela conjuntura económica. Aliado a esse facto, o incremento do IVA para a taxa máxima nesta categoria também provocou desgaste, empurrando o consumidor para outras categorias e para as marcas próprias.
Quais as perspectivas para este sector em 2013?
Manter a mesma tendência recessiva dos dois últimos anos.
Qual a posição da marca no mundo?
O Capri-Sonne é produzido em 19 países e comercializado em mais de 80. A Alemanha, país de origem da marca, é o seu principal mercado.