As palavras de ordem do Retalho
Saíram algumas palavras de ordem do primeiro encontro “Pop Up In Store Retail Talks”. Saiba quais
Rita Gonçalves
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Saíram algumas palavras de ordem do primeiro encontro “Pop Up In Store Retail Talks”, organização conjunta da Jones Lang LaSalle e do INV – Instituto de Negociação e Vendas, que teve lugar recentemente em Lisboa.
Numa conversa quase informal, que girou à volta do que “está a dar e o que é positivo” no sector do retalho em Portugal, surgiram alguns conselhos úteis.
“A Alma é o segredo do negócio” – Segundo Ronald Brodheim, responsável pelo Grupo Brodheim, que representa as marcas Burberry, Furla e Timberland, entre outras, “é preciso ter disciplina de gestão e essa disciplina não nasce da crise. É certo que estes tempos mais difíceis nos pressionam a fazer mais e a descobrir coisas que não descobriríamos noutro contexto, mas é preciso continuar a gerir de forma disciplinada e ter a coragem de assumir posições, ainda que uma coragem fundamentada e com os pés no chão”, aconselha este retalhista.
“Paixão e Acreditar” – Para Martim de Botton, responsável pela marca de gelados Santini, “paixão e acreditar” são as palavras de ordem no comércio, onde é preciso estar de alma e coração, de forma diária, empenhada e apaixonada, pronto para assumir qualquer tarefa. Depois de 60 anos em Cascais, a Santini veio para Lisboa, há cerca de três anos, e prepara-se agora para abrir um novo espaço na capital, embora a estratégia seja, como assegurou Martim de Botton, ter um máximo de cinco a seis lojas em todo o País, para não desvirtuar a exclusividade que sempre esteve associada a este nome de referência da gelataria”.
“Não é um produto, mas um conceito” – Para Nuno Seabra, que lançou recentemente a Nata Lisboa, a palavra de ordem é conceito. “Não criámos um produto, mas um conceito e a sua adequação ao contexto tem sido um factor crucial para o sucesso”. A Nata Lisboa, que pretende, de forma inovadora, levar o pastel de nata aos quatro cantos do mundo, abriu o seu primeiro espaço, no formato não muito usual de showroom, em Lisboa (Príncipe Real), em Junho, e “o balanço tem sido muito positivo”, assegura o empresário.