Bacalhau aposta no comércio tradicional
O Bacalhau da Noruega é consumido há quase 400 anos em Portugal
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
O fiel amigo dos portugueses, o Bacalhau da Noruega, consumido há quase 400 anos em Portugal, alcançou o estatuto de “Escolha do consumidor’13”, na categoria de ‘Origens’.
Os 60 consumidores deste produto, recrutados pela ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, deram a melhor pontuação ao Bacalhau especial da Noruega, em prova cega, na categoria de bacalhau salgado seco (simulação da compra) e confeccionado (simulação de consumo).
Segundo o inquérito, levado a cabo pela ConsumerChoice e a Marktest, 76% dos portugueses têm o hábito de comprar bacalhau e, no acto da compra do bacalhau seco salgado, os atributos que valorizam, maioritariamente, são a qualidade e o aspecto, além da marca e preço, variáveis não auditadas nesta iniciativa.
O Natal (Novembro e Dezembro) representa 40% das vendas de bacalhau em Portugal, sendo que 55% é oriundo da Noruega. O consumo total de bacalhau em Portugal é de 180 mil toneladas em fresco (70 mil toneladas salgado seco). Este ano, o consumo cresceu mais de 10%, revela um comunicado da Norge, Conselho Norueguês das Pescas, que representa os exportadores de peixe.
Campanha no ponto de venda
Com o Natal à porta, a Norge lançou um programa direccionado às lojas tradicionais de bacalhau seco salgado. O Conselho Norueguês vai fornecer aos comerciantes kits de comunicação – cartazes, sinalética de porta, marcadores de categoria e preço, autocolantes com selo para colar nos embrulhos de Bacalhau da Noruega e Sacos para transporte – assim como serão oferecidos diplomas, assinados pelo embaixador e pelo representante da Norge em Portugal, certificando-os como contribuintes da conservação da tradição do Bacalhau da Noruega.