Lisboa no mapa das grandes marcas de moda
Gucci, Stivali, Boutique dos Relógios Plus e Officine Panerai, são algumas marcas de luxo que abriram em Lisboa
Rita Gonçalves
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Gucci, Stivali, Boutique dos Relógios Plus e Officine Panerai, são algumas das novas aberturas de marcas de luxo que decorreram ao longo deste ano em Lisboa.
“A maioria escolheu a Avenida da Liberdade como destino de eleição, nomeadamente a Gucci, Stivali, Boutique dos Relógios Plus e Officine Panerai. Em breve, inaugurarão outras insígnias de renome, como Cartier, Miu Miu, Guess e Max Cartier, Miu Miu e Mara”, revela a terceira edição do Business Briefing Comércio de Luxo – Lisboa e Porto, da Cushman & Wakefield.
“A Avenida da Liberdade conta hoje com um total de operadores múltiplos e internacionais cuja área de venda ascende a mais de 17.000 m2, dos quais cerca de 80% são marcas internacionais. Analisando por sector, a moda tem uma clara predominância, absorvendo 64% da área total”.
No que respeita ao Chiado, esta continua a ser a “zona mais trendy de Lisboa, procurada por um conjunto alargado de público, onde se incluem turistas e pessoas ligadas ao mundo da cultura e das artes. Ainda que sem expressão dominante, o retalho de luxo nesta zona mistura-se em perfeita harmonia com outras marcas internacionais de posicionamento não tão elevado”.
O comércio de rua “continua a demonstrar um crescimento significativo no nosso país, em contra-ciclo com a indústria dos conjuntos comerciais. O retalho de luxo instala-se por definição em localizações de rua e tem vindo a evoluir de forma muito positiva em Portugal”, segundo o relatório anual.
Avis seduz no Porto
O segmento de luxo privilegia a sua localização no comércio de rua e, pelas sinergias que cria, em zonas onde beneficie do fluxo de clientes das melhores unidades hoteleiras e edifícios de escritórios. Em Lisboa e no Porto, a localização das principais marcas de luxo segue igualmente esta tendência.
Em Lisboa, estas marcas situam-se maioritariamente na Avenida da Liberdade. No Porto, onde esta segmentação não é tão evidente, é a zona da Avenida da Boavista, mais especificamente Avis, que reúne a maior concentração de marcas de topo.
“Nestas localizações tem-se verificado uma evolução bastante positiva nos últimos anos. Em contra-ciclo com os restantes sectores do mercado de retalho, estas zonas de comércio de rua têm vindo a tornar-se cada vez mais atractivas, com maior fluxo de compradores e, consequente, com um aumento da procura por parte dos operadores. Para tal, tem contribuído uma cada vez maior consciencialização da necessidade de promover as principais artérias deste tipo de comércio através de uma gestão integrada por parte dos seus principais intervenientes, como sejam lojistas, hoteleiros e empresários de restauração”.