Novos formatos de latas seduzem marcas
As latas têm hoje para oferecer mais opções de formatos, design e gráfica, sublinha Miguel Aballe, da ALB
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
Marcas de vinho, café, sumo, lácteos e chás, estão a apostar na lata tentando capitalizar o seu potencial de marketing para atrair consumidores.
“Além das vantagens logísticas, todas as marcas desejam destacar-se junto dos consumidores. Num mercado onde os concorrentes continuam a utilizar embalagens standard, vale a pena considerar o uso de latas para atrair os consumidores. As latas têm hoje para oferecer mais opções de formatos, design e gráfica”, explica Miguel Aballe, director-geral da ALB – Associação de Latas de Bebidas.
Em Portugal, a Coca-Cola lançou recentemente uma nova gama de latas sleek que tem como mote o “Património Revisitado”. “A escolha para o suporte de bebida recaiu sobre a lata, visto esta ser a embalagem preferida por parte dos consumidores portugueses no canal HORECA, que tem o exclusivo lançamento desta nova colecção”. Para o director-geral da ALB “a lata sleek é muito requisitada para single serve aquando o consumo imediato. Apesar de mudar de forma, é uma lata tradicional mais estilizada, estreita e alta”.
O director de Relações Externas da Coca-Cola, Tiago Lima, acrescenta que “é esperada grande aceitação deste novo modelo de latas da marca por parte dos consumidores”. Quanto à venda das latas sleek ao consumidor final no retalho alimentar, “as portas não estão de todo fechadas, dependendo do comportamento do mercado”.
De acordo com Kym Hamer, gestora de Marketing e de Novos Produtos da Rexam Beverage Can Europe, “a bebida em lata está a crescer no radar dos proprietários das marcas que procuram novas e alternativas formas de embalar bebidas não gaseificadas como sumos de laranja, bebidas com cafeína, produtos lácteos e vinhos. A forma da lata presta-se a um branding de 360º, permitindo que todos os produtores de bebidas maximizem o impacto visual, não importando o local onde as latas são expostas”.