Unilever melhora logística na Europa
A multinacional assinou um acordo com a União Europeia para o estabelecimento de novos ‘hubs’ na rede de transportes em toda a Europa
Rita Gonçalves
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
Centros comerciais Alegro distinguidos com o selo Superbrands 2024
InPost supera os 11 mil pontos pack e lockers em Portugal e Espanha
Grupo Paulo Duarte investe 1,1 milhões de euros na aquisição de seis veículos autobetoneiras
CVR Lisboa confirma vindimas com quebras acima das previsões mas vendas batem recordes absolutos
Mira Maia Shopping com novas aberturas e remodelações no último quadrimestre
A Unilever anunciou um ambicioso projecto logístico que visa reduzir, até 2014, cerca de 200 milhões de quilómetros por ano na distância percorrida pela frota de camiões, face a 201.
Esta redução será fruto do novo esquema de gestão de transportes, que estima reduzir de forma “muito significativa” o impacto da sua cadeia de distribuição no ambiente e no tráfego rodoviário europeu.
A Unilever assinou um acordo com a União Europeia para o estabelecimento de novos ‘hubs’ na rede de transportes em toda a Europa, que será dirigido a partir do centro de operações em Katowice, na Polónia. Este projecto, co-financiado pela União Europeia, utilizará tecnologia de ponta para maximizar a eficiência de carga dos camiões que vão ser utilizados.
Segundo Jan Zijderveld, Presidente da Unilever Europa, “este projecto vai permitir atingir os objectivos delineados no Plano de Sustentabilidade da multinacional do grande consumo. Vamos reduzir as emissões e o impacto que têm no ambiente. Não só reduziremos as emissões, como também prevemos criar novas estratégias de eficiência e eficácia que nos permitam duplicar o nosso negócio, mesmo reduzindo a nossa frota”.
A redução de tráfego será sentida em todos os países da UE, com particular impacto nas áreas mais congestionadas.
O projecto irá remover anualmente o equivalente a cerca de 154 mil viagens entre Bruxelas e Varsóvia e mais de 260 mil viagens entre Berlim e Bruxelas.
No Plano de Sustentabilidade, a Unilever “compromete-se a garantir que as emissões de CO2, provenientes da rede global de logística, deverão ser, até 2020, iguais ou inferiores aos níveis de 2010. O que irá representar uma melhoria de cerca de 40% na eficiência de CO2 da empresa. Em 2011, a empresa registou uma melhoria de 8% na eficiência de CO2, face ao ano de 2010”.