Gallo com maior espaço na prateleira
Na categoria de azeites, é a marca Gallo que apresenta um maior share of shelf
Rita Gonçalves
Luís Simões valida metas de redução de emissões de gases de efeito de estufa
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Na categoria de azeites, é a marca Gallo que apresenta um maior share of shelf (espaço na prateleira) com 24,4%, seguida da marca Oliveira da Serra (23,5%), segundo a Marktest Retail, que analisou as categorias de azeite e óleo alimentar através das ferramentas Precise e e-Foliotrack.
Nesta categoria, a MDD ocupa apenas 10,5% do linear. No entanto, feita a distinção entre Portugal Continental e Regiões Autónomas, verifica-se que a marca Oliveira da Serra regista um maior share of shelf em Portugal Continental (23,7%), enquanto a Gallo ocupa um maior espaço de linear (35,6%) nas Ilhas.
O estudo conclui que, nas Regiões Autónomas, regista-se um aumento de share of space da marca própria e Serrata face a Portugal Continental, em detrimento de outras marcas de azeites que não foram lidas em detalhe.
Na análise por insignia, em Portugal Continental, verifica-se que a marca Gallo tem um maior share of shelf face a Oliveira da Serra em todas as insígnias, à excepção das lojas Auchan e Lidl, sendo que se regista o maior “gap” positivo para a marca Gallo nas lojas Pingo Doce (34,28% vs 13,05%).
Relativamente à categoria de Óleos Alimentares, mais de metade do linear é ocupado pela marca própria (29,8%) e pela Fula (29,7%). A terceira marca com maior share of shelf, é a Vaqueiro, apenas com 10%.
Analisando a categoria de Óleos Alimentares por Portugal Continental versus Regiões Autónomas, verifica-se que a MdD (Marcas da Distribuição) tem um maior peso no espaço de linear nas Ilhas, enquanto a marca Fula se destaca em Portugal Continental.
Em termos de inserções em folheto, e através da plataforma e-Foliotrack, foi feita uma análise das categorias de Azeites e Óleos Alimentares de Janeiro a Novembro de 2012 e de 2011.
Em ambas as categorias verifica-se uma diminuição do número de inserções face ao período homólogo de 2011.
No caso dos Azeites, regista-se uma diminuição de 23,8% do número de inserções, tendo passado de 905 para 731 inserções. Já na categoria de Óleos, o número total de inserções passou de 320 para 282.