Retrato da distribuição alimentar na Península Ibérica
“A concentração é elevada no mercado português, no qual as cinco principais empresas geraram mais de 70% das vendas”
Rita Gonçalves
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O mercado ibérico da distribuição alimentar recuou 0,7% em 2012 para 99.500 milhões de euros.
A previsão é da Informa D&B, que divulgou o último estudo sectorial sobre a distribuição alimentar. Em Portugal, a quebra está estimada em 3%.
“Observa-se uma considerável concentração empresarial, com os cinco principais operadores a reunirem 40% do total das vendas (dados de 2011), valor que ultrapassa os 55% se forem tidos em conta os dez principais”, lê-se no documento.
Segundo a DBK, filial da Informa D&B (Grupo CESCE), a redução do rendimento familiar, associado ao aumento do desemprego e à pressão fiscal, penalizou as vendas das empresas do sector de distribuição alimentar nos últimos anos, tanto em Espanha como em Portugal.
A contracção do mercado em 2012 “será maior em Portugal, onde se prevê uma variação negativa próxima dos 3%, enquanto em Espanha se espera uma descida moderada (0,3%)”.
Supermercados e self-services
Os supermercados e as lojas de self-service vão continuar a ganhar quota de mercado a curto e médio prazo. Já os hipermercados deverão perder receitas na ordem dos 4 a 5%, prevê o estudo.
“Há um considerável desenvolvimento de redes de estabelecimentos de pequena dimensão e localizadas nos centros urbanos, com oferta de produtos alimentares, nos quais predominam os frescos. O aumento da oferta de produtos de marca própria e o lançamento de marcas específicas para determinadas famílias de produtos por parte das grandes cadeias, assim como a crescente concentração empresarial, são outras tendências que se destacam no sector.
Em 2011, operavam no sector ibérico de distribuição alimentar pouco mais de 34.500 estabelecimentos, incluindo hipermercados, supermercados, self-service e cash&carry.
“Nos últimos anos, observa-se uma redução do ritmo de crescimento da rede de hipermercados. Em 2011, o aumento foi somente de três estabelecimentos, alcançando os 589, dos quais 483 em Espanha e os 106 restantes em Portugal”.
Concentração em Portugal
A Andaluzia concentra cerca de 14% do total de hipermercados com actividade em Espanha e Portugal, destacando-se também a Catalunha, com aproximadamente 11%, e Madrid, com 10%. Em Portugal, a região Norte é a que tem maior número, cerca de 30 estabelecimentos, valor que representa 5% do total do mercado ibérico.
Em 2011, registou-se um aumento moderado do número de supermercados e lojas de self-service em Espanha (+0,7%), chegando aos 29.600 estabelecimentos, enquanto em Portugal o número se reduziu ligeiramente.
Observa-se uma grande concentração empresarial no sector, com os cinco principais operadores do mercado ibérico a reunirem 40% do total do mercado em 2011, valor que ultrapassa os 55% se forem tidos em conta os dez principais. A concentração é consideravelmente elevada no mercado português, no qual as cinco principais empresas geraram mais de 70% das vendas, em 2011.