Quanto custam aos consumidores erros em tickets de supermercado?
Apenas 10% dos consumidores confirma os valores dos tickets de compra
Rita Gonçalves
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A Federação espanhola de Usuários e Consumidores Independentes (FUCI) denunciou que os erros nos tickets de compra em super e hipermercados podem representar um gasto médio anual para as famílias de 114 euros, cerca de 10 euros por mês, revela o el Economista.
O estudo, elaborado pela FUCI entre a última quinzena de Dezembro e a primeira de Janeiro, em 100 super e hipermercados espanhóis, revela que 15% dos tickets não reflectem correctamente as ofertas prometidas e anunciadas aos clientes. “O valor pago pelos consumidores é muitas vezes superior ao valor que resulta do somatório dos preços anunciados”.
Assim, e tendo em conta que quatro em cada dez produtos que os espanhóis compram por ano são ofertas (supõe uma média de 1.690 euros), e que 15%, ou seja, 253 euros, estão incorrectamente reflectidos nos tickets de compra, isto pode supor um gasto médio anual de 114 euros para as famílias, já que o desconto médio das ofertas é de 45%”, conclui a FUCI.
A Federação levou a cabo este estudo, motivada pelas queixas dos consumidores. Segundo a FUCI, só 10% dos consumidores confirma os valores dos tickets de compra.