Sector assina declaração de príncipios sobre políticas anti-álcool
Associações rejeitam medidas legislativas que, sem evidência científica, possam pôr em causa a sustentabilidade económica e social do sector
Rita Gonçalves
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
No âmbito da 3ª Conferência do Vinho Com Moderação, o Sector do Vinho assinou uma Declaração de Princípios contra as políticas anti-álcool.
Decorreu na passada sexta-feira no Palácio da Bolsa, no Porto, a 3ª Conferência do Vinho Com Moderação, subordinada ao tema “Wine In Moderation – Um Compromisso com a cultura de Moderação”.
No final, diversas organizações representativas do sector vitivinícola nacional assinaram uma Declaração de Princípios contra as medidas anti-álcool que têm sido sugeridas por várias entidades e que poderão “prejudicar gravemente o sector e a cultura do vinho em Portugal”.
ACIBEV, AEVP, ANDOVI, CAP e FENADEGAS realçaram a importância da “produção de vinho para a manutenção das comunidades rurais e ordenamento do território, a criação de emprego, oportunidades de investimento, estabilidade económica e sustentabilidade ambiental. Rejeitam assim medidas legislativas que, sem evidência científica, possam pôr em causa a sustentabilidade económica e social do sector”.
Lembraram ainda que o vinho é “parte integrante da vida e cultura europeias e é apreciado por milhões de pessoas na Europa e no mundo. Para a esmagadora maioria dos consumidores, os produtos vitivinícolas representam uma bebida agradável para ser desfrutada com moderação e apenas uma minoria abusa dos produtos alcoólicos de forma prejudicial para si própria e para aqueles que os rodeiam. Assim, o sector não apoia qualquer medida legislativa que ataque o consumo de álcool per si e não os comportamentos de consumo de risco”.
Leia AQUI a Declaração de Princípios