Arroz: marca própria cresce mais no Continente
As marcas da distribuição crescem mais nas insígnias do grupo Sonae, com especial destaque nas lojas Continente Modelo
Rita Gonçalves
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O continente europeu é um dos maiores importadores de arroz, uma vez que consome mais do que produz.
Portugal é o país da Europa com maior consumo deste cereal, com cerca de 15 kg/ano per capita.
Tendo em conta que o consumo de arroz aumentou cerca de 25% em Portugal, a Marktest analisou a exposição desta categoria em linear e folhetos promocionais.
Segundo os dados dos serviços Precise e e-Foliotrack, entre 2012 e 2013, na categoria de arroz, as marcas de distribuição (MdD) registam um crescimento do “share of shelf” (+3,34%), em detrimento das marcas Ceifeira e Cigala. No entanto, são as marcas de primeiro preço que apresentam maior diminuição de espaço de linear (8,61% para 6,59%).
A Marca de Fabricante (MdF) com maior “share of shelf” nos canais Hiper (12,58%) e Discount (14,01%) é a Caçarola e no canal Super é a Cigala (11,37%).
As MdD crescem mais nas insígnias do grupo Sonae, com especial destaque nas lojas Continente Modelo (+7,93%).
O segmento agulha representa 28,05% do total do linear de arroz, mais 0,75% face à última recolha.
À semelhança do que se verifica para o total de arroz, também no segmento agulha, as marcas Ceifeira e Cigala apresentam uma diminuição de “Share of Shelf”. Destaque para a marca própria que continua a ser a marca com maior quota de espaço de linear no segmento agulha, com 27,12%.
No entanto, a Cigala é a MdF com maior “share of shelf” no segmento agulha, enquanto Caçarola detém maior quota para o total da categoria de arroz.
À semelhança do que se verifica na medição de espaço de linear, também na análise de folhetos é a Caçarola que mais vezes surge em folheto em 2012 – com 64 inserções.