Comércio online: aliado ou adversário?
Será que as lojas online canibalizam as compras nas lojas físicas?
Rita Gonçalves
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Vários estudos demonstram que as vendas através da Internet não canibalizam o negócio das lojas. Ao contrário, incrementam o reconhecimento da marca e atraem novos consumidores aos estabelecimentos, segundo o Expansión.
O comércio electrónico aumentou o volume de negócios em todo o Mundo mas o consumo global continua a cair. Será que as lojas online canibalizam as compras nas lojas físicas? Vários estudos demonstram o contrário.
De que maneira se relacionam os hábitos de consumo online e offline? Um estudo elaborado pela TNS Sofres para o portal françês Vente-Privée revela que 26% dos clientes europeus de moda se informa na Internet antes de comprar numa loja física. Um total de 16% adquire apenas produtos sobre os quais tenha pesquisado na rede. Segundo o estudo, inclusive as marcas mais conhecidas aumentaram a sua notoriedade em 24 pontos.
Entre os clientes da Vente-Privée, 20% declara comprar online por não contar com pontos de distribuição de algumas das suas marcas preferidas perto do local de residência e 14% escolhem a Internet porque não têm tempo para realizar as suas compras na rede tradicional.
As grandes cadeias que também vendem online, como El Corte Inglés, Zara e Mango, percebem que uma parte significativa dos clientes na Internet recolhem ou devolvem os produtos na loja, o que, em muitas ocasiões, leva à aquisição de outros produtos.