Continente inicia exportação de marca própria
A Sonae está ainda a analisar propostas de internacionalização da área de retalho alimentar através do modelo de franquias
Rita Gonçalves
Auchan lança nova edição do concurso ‘A Mesa dos Portugueses’
Gama de bolachas Nacional ganha nova imagem
Opentext e Stratesys assinam acordo para implementação de soluções na gestão de qualidade nas empresas
Vale da Rosa lança formato pick & go
Vinhos exclusivos da Garrafeira Continente conquistam 18 medalhas no Concours Mondial de Bruxelles
Mercadona abre supermercado em Leiria
MO reabre loja remodelada em Sintra
Estudo Benchmarking Supply Chain da GS1 sinaliza necessidade de maior colaboração e foco na digitalização
Portfolio Vinhos com a representação exclusiva do produtor espanhol Marqués de Riscal
Grupo os Mosqueteiros reforça apoio aos bombeiros
A Sonae iniciou a internacionalização da área de retalho alimentar através da exportação dos produtos das suas marcas alimentares e está, neste momento, a analisar propostas de internacionalização através do modelo de franquias.
A aposta da Sonae MC – área de retalho alimentar – no “wholesale” (venda por grosso) e nas franquias em novos mercados enquadra-se na estratégia de internacionalização da empresa portuguesa que pretende “explorar a base de activos e a capacidade de inovação que detém em Portugal através de modelos de expansão ‘capital light’”, revela Luís Moutinho, CEO da Sonae MC.
“A posição de liderança da Sonae e do Continente no retalho alimentar em Portugal permitiu acumular um vasto conjunto de competências ao nível da inovação de produto e da gestão de marcas que nos tornam numa referência internacional do sector. A exportação de produtos para outras cadeias de retalhistas internacionais e o franchising são, assim, desenvolvimentos naturais do negócio que estamos a testar e que permitem criar valor para a economia nacional”.
O modelo de “wholesale” da Sonae MC aposta “na gama de marcas Continente mas também em marcas exclusivas, que beneficiam de um forte reconhecimento no mercado português e apresentam-se como muito competitivas para exportação, mas também em marcas de fabricantes”.
A internacionalização da Sonae MC contribui ainda para o “desenvolvimento de um vasto conjunto de empresas portuguesas, uma vez que 85% dos produtos de marca própria Continente e das marcas exclusivas são produzidos em Portugal”.